04/08/2021

Live do Cimi discutiu a defesa da Terra e o Bem Viver dos povos indígenas; assista

Roda de conversa online com lideranças indígenas foi transmitida nesta quinta-feira (5) pelas redes sociais do Cimi

Por Assessoria de Comunicação do Cimi

Nas palavras de Paulo Suess, assessor teológico do Cimi: “Na construção do ‘bem viver’, dois eixos são sumamente importantes: o ‘bem viver’ para todos, quer dizer, o combate contra uma sociedade de classes e privilégios, e o ‘bem viver’ para sempre, que é o ‘bem viver’ com memória histórica”.

Nestes tempos de ameaças ao Bem Viver dos povos originários, o Conselho Indigenista Missionário – Cimi realizou uma roda de conversa online sobre o tema nesta quinta-feira (5), em seus canais no YouTube e Facebook.

Com a participação de lideranças indígenas de diferentes regiões do país, a intenção da roda de conversa é evidenciar as formas de resistências destes povos que, de maneira criativa e diversa, nos indicam saídas para a construção do “Outro Mundo Possível”.

Os últimos meses têm sido de intensa mobilização dos povos indígenas em defesa de seus direitos, de seus projetos de futuro e do que entendem por “Bem Viver”. O Levante Pela Terra, que reuniu milhares de indígenas em Brasília no mês de junho, foi um momento marcante desse processo.

Por isso, a roda de conversa também abordou a luta dos povos originários contra ameaças como a tese do chamado “marco temporal” e a retomada da mobilização nacional em agosto, com o Acampamento Luta pela Vida e o retorno, na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF), do julgamento de repercussão geral que pode definir o futuro das terras indígenas no Brasil.

 

Participantes:

Auricelia Arapiun – Liderança indígena, vice coordenadora do Conselho Indigena Tapajós Arapiuns e estudante de direito

Gecinaldo Xukuru-Kariri – Presidente da Associação Indígena Xukuru – Kariri, coordenador do Fórum Estadual Permanente de Educação Escolar Indígena do Estado de Alagoas, membro da Comissão Permanente de Articulação e Mobilização pela Regularização Fundiária do Território Tradicional Xukuru-Kariri.

Kretã Kaingang – Liderança do povo Kaingang, da Articulação dos Povos Indígenas do Sul (Arpinsul) e Coordenador Executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB)

Mediação:
Gilderlan Rodrigues – Coordenador do Cimi Regional Maranhão

 

Quinta-feira (5/8) | 16h (horário de Brasília)

Assista:

Youtube do Cimi
Facebook do Cimi

 

 

Share this:
Tags: