caci

A Caci, sigla para Cartografia dos Ataques Contra Indígenas, é uma plataforma que mapeia os assassinatos de indígenas no Brasil nas últimas décadas. A palavra Caci também significa “dor” na língua Guarani.

Com o georreferenciamento dos registros de assassinatos sistematizados pelo Cimi e pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) a partir de 1985, a plataforma permite obter informações sobre os casos individuais e observá-los em conjunto, num mapa que organiza os casos de acordo com o município ou a terra indígena em que as mortes ocorreram, conforme os dados disponíveis.

Assim como ocorre com o relatório e os levantamentos produzidos pelo Cimi, o levantamento da Caci – plataforma que deverá ser aprimorada nos próximos anos – não é completo, pois o número de assassinatos ocorridos neste período ultrapassa a capacidade das organizações de registrarem e acompanharem caso a caso.

O projeto foi desenvolvido pela Fundação Rosa Luxemburgo, em parceria com Armazém Memória e InfoAmazonia. Desde 2017, a alimentação da Caci é feita pelo Cimi. Além dos dados mapeados, também é possível acessar dossiês sobre casos emblemáticos. A Caci funciona com base no princípio de dados abertos, de maneira que todas as informações estão disponíveis para download.