28/09/2022

#LiveDoCimi: a defesa da Amazônia a partir dos rios

A roda de conversa online está prevista para às 15h, desta quinta-feira, 29, com transmissão pelas redes sociais do Cimi

Por Assessoria de Comunicação do Cimi

Na tarde desta quinta-feira, 29, às 15h (horário de Brasília), o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Norte II realizada uma roda de conversa online como o tema “A Defesa da Amazônia a Partir dos Rios”, em homenagem ao cinquentenário da entidade, suas lutas e trajetória junto aos povos indígenas.

É neste mosaico vivo das águas correntes que se dá a luta dos povos indígenas e de seus aliados contra invasores e destruidores de seu território tradicional. A própria história do Cimi segue o percurso dos rios e da vida que eles geram e nutrem ao longo desses 50 anos.

A live pretende abordar também o grave quadro de violência contra os povos e seus territórios, intensificado nos últimos quatro anos, trazendo um recorte especial aos estados do Pará e do Amapá, que compõem o Regional Norte II da entidade.

A roda de conversa online será transmitida ao vivo pelas redes sociais do Cimi e organizações apoiadoras da causa indígena. Durante a live, o chat estará aberto para perguntas e comentários no Youtube e Facebook do Cimi.

 

Confira quem participa da roda de conversa

Felício Pontes Júnior – Procurador Regional da República. Formado em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA), é mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Sempre tratou de temas ligados à tutela coletiva, em especial à defesa de povos e comunidades tradicionais da Amazônia.

Cristiane Soares – Indígena do povo Baré e assessora jurídica da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).

Soracio Galibi Marworno – Indígena do povo Galibi Marworno, na Terra Indígena Uaçá, Oiapoque (AP), estudante de engenharia sanitária e ambiental na Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

Mediação 

Claudemir Monteiro – Missionário do Cimi, atua com o povo Tembé do Alto Rio Guamá.

Lourdes Bentes – Indígena do povo Tapajó, mestranda em Educação Escolar Indígena, professora na escola Indígena Felix Tembé, em Guamá, e mãe de três filhos.

 

Quinta-feira (29/9) | 15h (horário de Brasília)

 

Ative o lembrete da #live e participe!

 

Youtube: https://bit.ly/Live-Rios-YT

Facebook: https://bit.ly/Live-Rios-FB

Share this:
Tags: