CIMI – Conselho Indigenista Missionário

O Cimi é um organismo vinculado à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) que, em sua atuação missionária, conferiu um novo sentido ao trabalho da igreja católica junto aos povos indígenas.

Criado em 1972, no auge da Ditadura Militar, quando o Estado brasileiro adotava como centrais os grandes projetos de infraestrutura e assumia abertamente a integração dos povos indígenas à sociedade majoritária como perspectiva única, o Cimi procurou favorecer a articulação entre aldeias e povos, promovendo as grandes assembleias indígenas, onde se desenharam os primeiros contornos da luta pela garantia do direito à diversidade cultural.

Em sua prática junto aos povos indígenas, o Cimi assume como objetivo geral: Testemunhar e anunciar profeticamente a Boa-Nova do Reino, a serviço dos projetos de vida dos povos indígenas, denunciando as estruturas de dominação, violência e injustiça, praticando o diálogo intercultural, inter-religioso e ecumênico, apoiando as alianças desses povos entre si e com os setores populares para a construção de um mundo para todos, igualitário, democrático, pluricultural e em harmonia coma natureza, a caminho do Reino definitivo.

Princípios fundamentais

  • respeito à alteridade indígena em sua pluralidade étnico-cultural e histórica e valorização dos conhecimentos tradicionais dos povos indígenas;
  • protagonismo dos povos indígenas, sendo o Cimi um aliado nas lutas pela garantia dos direitos históricos;
  • a opção e o compromisso com a causa indígena dentro de uma perspectiva mais ampla de uma sociedade democrática, justa, solidária, pluriétnica e pluricultural.

E para esta nova sociedade, forjada na própria luta, o Cimi acredita que os povos indígenas são fontes de inspiração para a revisão dos sentidos, da história, das orientações e práticas sociais, políticas e econômicas construídas até hoje.

Nossa estrutura

O Cimi está estruturado em 11 regionais distribuídos pelo país e um SecretariadoNacional, em Brasília. Cada regional tem uma estrutura básica que dá apoio, orienta ecoordena o trabalho das equipes nas áreas indígenas. O Secretariado Nacional cumpre o papel de articular diversas instâncias em nível nacional e disponibiliza aos missionários, povos indígenas e suas organizações um grupo de assessores nas áreas Jurídica, de Comunicação e Antropológica, além de contar também com uma Assessoria Teológica. No Secretariado funciona também o Setor de Documentação e os setores responsáveis pelo funcionamento cotidiano da entidade, como financeiro, contábil e de transporte.

O Cimi conta com aproximadamente 171 missionários e missionárias, compondo equipes de área localizadas em várias regiões do país. São leigos e religiosos cuja presença solidária, comprometida e inculturada é testemunho da fé na utopia pascal.

São membros do Cimi os leigos e religiosos que atuam de forma direta junto aos povos indígenas; os bispos em cujas Dioceses/Prelazias haja comunidade indígena; os superiores religiosos dos missionários que trabalham junto aos índios; e o bispo responsável pela linha missionária da CNBB.

Além dos missionários e missionárias, o Cimi conta ainda com o trabalho de 50 funcionários e funcionárias e 4 colaboradores voluntários, atuando em diferentes setores administrativos e nas assessorias da entidade.

Unidades regionais

Por meio de seus onze regionais, o Cimi atua junto a mais de 180 povos indígenas em 26 estados e nas cinco regiões do Brasil. Cada unidade regional atua de forma autônoma, orientada pelo estatuto, regimento interno, decisões da Assembleia Geral e encaminhamentos do Conselho Diretor, e organiza-se em equipes locais de acordo com a diversidade geográfica e de povos da área abrangida. Confira ao lado mais informações sobre cada Regional:

Cimi Regional Amazônia Ocidental
Compreende o estado do Acre.

Conselheira: Antonia Sandra Lima da Silva
Sede: Rua Rio Grande do Sul, 38, Centro – Caixa Postal 274 Rio Branco – AC – CEP 69908-970
Telefone: (68) 3222-7495 – Fax: (68) 3222-7579
E-mail: [email protected]

Cimi Regional Sul

Compreende os estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Conselheiro: Ivan César Cima
Endereço: Travessa Brasil 70 D Caixa Postal 601. Chapecó – SC – 89801-974
Telefone: (49) 3324-7555 – Fax: (49) 3324-7555
E-mail: cimisul-equipe- [email protected]

Cimi Regional Nordeste
Compreende os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí

Conselheiro: Zennus Dinys Feitoza dos Santos
Sede: Rua 13 de Maio, 288. Santo Amaro. Recife – PE – CEP 50100-160
Telefone: (81) 3231-3766
E-mail: [email protected]

Cimi Regional Goiás/Tocantins
Compreende os estados de Goiás e Tocantins.

Conselheira: Jucilene Gomes Correia
Sede: 404 Norte – Alameda 25-A – Lote 69. Palmas – TO – CEP: 77.006-436
Telefone e Fax: (63) 3224-3219
E-mail: [email protected]

Cimi Regional Mato Grosso do Sul
Compreende o estado do Mato Grosso do Sul

Conselheiro: Matias Benno Rempel
Sede: Av. Afonso Pena, 1557 Sala 208 Bl.B. Campo Grande – MS – CEP 79002-070
Telefone: (67) 3384-5551
E-mail: [email protected]

Cimi Regional Mato Grosso
Compreende o estado do Mato Grosso

Conselheiro: Natalia Bianchi Filardo
Sede: Rua dos Nambikwara, 32. Santa Helena. Cuiabá – MT – CEP 78045-010
Telefone: (65) 3621-9095 – Fax: (65) 3054-5445
E-mail: [email protected]

Cimi Regional Leste
Compreende os estados de Minas Gerais; Espírito Santo e extremo sul da Bahia

Conselheiro: Haroldo Guilherme Correia Heleno
Sede: Rua Joaquim Zenir Leite, 605 – Bairro Paraíso. Belo Horizonte – MG – CEP 30270-420
Telefone/Fax: (31) 3481-1181
E-mail: [email protected]

Cimi Regional Rondônia
Compreende o estado de Rondônia

Conselheira: Silvania Manu Cespedes
Sede: R. D. Pedro II, 650 – Centro. Porto Velho – RO – CEP 76801-066
Telefone: (69) 3224-6373/3224- 6373
E-mail: [email protected]

Cimi Regional Maranhão
Compreende o estado do Maranhão

Conselheiro: Gilderlan Rodrigues da Silva
Sede: Rua do Pespontão, 99 – Centro. São Luis – MA – CEP 65010-460
Telefone/Fax: (98) 3221-4442/3221- 4442
E-mail: [email protected]

Cimi Regional Norte I
Compreende os estados do Amazonas e Roraima

Conselheira: Jussara Góes da Fonseca
Sede: Rua Lagamar, 36 – Conjunto Habitacional de Flores – Flores. Caixa Postal 3645. Manaus – AM – CEP 69058-801
Telefone: (92) 3238-3317/(92)3238- 2971
E-mail: [email protected]

Cimi Regional Norte II
Compreende os estados do Amapá e Pará

Conselheiro: Haroldo Pinto do Espírito Santo
Sede: Travessa Nina Ribeiro, 254 – Canudos. Belém – PA – CEP 66070-350
Telefone: (91) 3226-5408 – Fax: (91) 3246-7222
E-mail: [email protected]

Assessorias

Antropológica

A assessoria Antropológica tem por objetivo colaborar nas reflexões sobre os aspectos culturais, políticos, sociais, econômicos, ecológicos, filosóficos e existenciais dos povos indígenas. Isto significa pensar as sociedades indígenas como autodeterminadas, experimentando diversos graus de autonomia, em ambientes diversificados, em espaços territoriais próprios ou em processo de reivindicação, em ambientes estranhos, tais como os acampamentos em beira de estrada ou nas cidades. A assessoria participa do processo de formação dos missionários, de oficinas e de seminários, além de acompanhar as equipes de área em seu trabalho junto a comunidades específicas.

Jurídica

Baseada em Brasília, São Paulo e em alguns dos regionais, a assessoria jurídica do Cimi conta com o trabalho de advogados, advogadas e assessores(as) responsáveis por acompanhar os processos jurídicos envolvendo direitos dos povos indígenas, atuando nos processos estratégicos demandados pelas comunidades indígenas e definidos em conjunto com a direção da entidade, de acordo com as capacidades de resposta da assessoria. A Assessoria também trabalha com a formação de indígenas e não-indígenas sobre os direitos dos povos originários, a elaboração de pareceres sobre propostas legislativas e a formulação de teses e reflexões jurídicas e acadêmicas sobre os direitos constitucionais indígenas.

Comunicação

Baseada em Brasília, a assessoria de Comunicação do Cimi atua na perspectiva de dar visibilidade à diversidade, às realidades e às lutas dos povos indígenas, além de denunciar a violência e as violações de seus direitos. A assessoria é responsável pela edição e produção do jornal Porantim, importante instrumento de comunicação indigenista fundado em 1978, e pela produção de notícias, reportagens, boletins e materiais audiovisuais relacionados à causa indígena, atualmente reunidos na página Agência Porantim, além da divulgação dos materiais produzidos nas redes sociais. A assessoria também é responsável por atender às demandas de imprensa, assessorando jornalistas de outros veículos interessados em cobrir a pauta indígena.

Teológica

A função da assessoria Teológica é animar a prática missionária através de cursos, palestras e textos. A partir da nossa fé e de “propostas corajosas”, que o Papa Francisco nos recomenda, essa assessoria procura ser coerente com a Palavra de Deus, leal com a comunidade eclesial e relevante para a vida dos povos indígenas. Animação teológica tem como pano de fundo os desafios e as lutas dos povos indígenas e a prática missionária do Cimi, mais de 45 anos em curso. A Assessoria Teológica procura dar voz aos povos indígenas e ressonância à sua causa na Igreja e na Sociedade civil.

Diretoria

Dom Leonardo Ulrich Steiner

Cardeal e arcebispo de Manaus (AM), presidente do Cimi

Alcilene Bezerra

Vice-Presidente do Cimi

Luis Ventura Fernández

Secretário Executivo do Cimi