29/04/2022

REPAM apresenta em Nova York e Washington o 2º Relatório Regional sobre Violações de Direitos Humanos na Amazônia

A Cáritas Española faz parte da delegação da Rede Eclesial Pan-Amazônica que, durante duas semanas, irá manter uma intensa agenda de contatos de alto nível

Erileide Guarani Kaiowá, o cardeal Barreto e o relator especial da ONU, durante a 21ª sessão do Fórum Permanente das Nações Unidas para as Questões Indígenas (UNPFII). Foto: Flávio Vicente Machado/Cimi

Por Assessoria de Comunicação da Cáritas Española

Após a pausa imposta pela pandemia, a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) retoma sua agenda de advocacia política internacional com uma turnê de duas semanas por Nova York e Washington para manter vários contatos de alto nível em diferentes espaços do Sistema das Nações Unidas e da Organização dos Estados Americanos.

Além de dar visibilidade à situação de violação de direitos humanos dos povos que habitam a Amazônia – que se agravou em decorrência do impacto da Covid-19 em toda a região – e reforçar o papel da REPAM como interlocutor no contexto internacional, os membros da delegação transmitirão às instituições internacionais as conclusões contidas no recém-publicado 2º Relatório Regional sobre Violações de Direitos Humanos na região Pan-Amazônica, onde Sonia Olea , especialista em Direitos Humanos da Cáritas Española, faz parte da sua coordenação, compilação e edição.

A delegação é composta pelo Cardeal Pedro Barreto, presidente da REPAM e arcebispo de Huancayo (Peru); Monsenhor Rafael Cob , Vice-Presidente da REPAM e Vigário Apostólico de Puyo (Equador); Peter Hughes , coordenador do Centro de Direitos Humanos REPAM; Lily Calderón , técnica do Centro de Direitos Humanos REPAM; e Sonia Olea, responsável pela Advocacia Política da REPAM e coordenadora desta viagem e sua agenda.

 

Novos casos de violação de direitos na Amazônia

O novo Relatório Regional sobre Violações de Direitos Humanos na região Pan-Amazônica documenta cinco casos de violações de direitos humanos em comunidades indígenas no Peru, Equador, Colômbia e Brasil. Especificamente, dois casos relacionados à violação do direito humano ao acesso à água nas comunidades de Boca Parianu, Madre de Dios (Peru) e as comunidades Kichwa nos rios Coca e Napo, no Equador; um caso de violação do direito humano à saúde na Comunidade de Piquiá de Baixo, em Marañón (Brasil); outro caso de violação do direito humano ao território do município de Mura de Careiro da Várzea, no Brasil; e um quinto caso de violação do direito à consulta prévia, livre e informada nas comunidades indígenas da Grande Reserva de Vaupés, no território Mitú da Colômbia.

O Relatório também inclui, como anexo, as violações sofridas pelas comunidades e povos da Amazônia venezuelana durante a Covid-19.

 

Conclusões e propostas do Relatório

No capítulo dedicado às conclusões e propostas, afirma-se que “a realidade dos depoimentos [coletados] atestam que as comunidades indígenas e camponesas são privadas de serviços básicos e elementares como o direito à água, ao território, à saúde, à educação ou a um meio ambiente.”

“Embora muitos instrumentos de proteção tenham sido desenvolvidos em nível nacional, regional e internacional, a situação das comunidades é cada vez mais preocupante e os mecanismos de proteção dos direitos humanos não têm alcançado os objetivos propostos”, afirma o Relatório.

“Os mecanismos de proteção dos direitos humanos não têm alcançado os objetivos propostos”

Indígenas protestaram contra o garimpo em terras indígenas e exigiram respeito ao seus direitos. Foto: Tiago Miotto/Cimi

A REPAM também denuncia que “nos últimos anos, a Amazônia se tornou um refúgio para assassinos”. “A impunidade encontrou um terreno favorável onde pode se desenvolver”, acrescenta.

Para avançar na defesa dos direitos das comunidades amazônicas, o Relatório apresenta aos organismos internacionais e aos Estados uma série de propostas em quatro áreas: garantir o direito de viver sem discriminação ou ameaças, proteger o direito à terra e o uso dos seus recursos, o reconhecimento do direito humano à água e o acesso ao direito à saúde.

“O Papa Francisco, tanto na Laudato Si quanto na Querida Amazonía, nos lembra disso. Embora poucas pessoas nos pareçam e sua representação no mundo seja quase simbólica; as mulheres, homens, meninos e meninas que povoam a Amazônia, são os guardiões da casa comum, de seu ar, de sua água, de suas plantas e animais. Da Cáritas, a tarefa de acompanhar esta luta continua a ser essencial”, assegura Olea, de Nova Iorque.

“As mulheres, homens, meninos e meninas que povoam a Amazônia, são os guardiões da casa comum, de seu ar, de sua água, de suas plantas e animais”

Os Guardiões da Floresta atuam há cerca de dez anos na TI Alto Turiaçu em defesa do território sagrado. Crédito da foto: Ruy Sposati/Cimi

Agenda da reunião

A agenda da delegação da REPAM em Nova York inclui reuniões com o Relator das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, Francisco Cali; representantes do Fórum Permanente das Nações Unidas sobre Questões Indígenas. Da mesma forma, está prevista uma entrevista com o Núncio Apostólico junto às Nações Unidas, Monsenhor Gabriele Giordano Caccia, bem como reuniões de coordenação com o Grupo de Trabalho de Mineração, organização aliada da REPAM junto às Nações Unidas, e com as Missões Permanentes do México e da Noruega perante as Nações Unidas.

Além disso, no âmbito do Convênio entre a REPAM e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), os membros da Delegação participaram, em 28 de abril, de um evento paralelo conjunto na Agenda Oficial do Fórum Permanente das Nações Unidas sobre Questões de Direitos Humanos Indígenas, presidida pelo Cardeal Barreto.

Em Washington, entre outros, estão previstas reuniões com o Secretário-Geral da OEA, Luis Almagro; a nova Secretária Executiva da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Tania Reneaum, e sua Secretária Adjunta, Marisol Blanchard; a Secretaria de Acesso a Direitos e Eqüidade da OEA e seu assessoramento sobre povos indígenas; o Núncio Apostólico junto às Nações Unidas Unidos, Monsenhor Christophe Pierre e o representante da Santa Sé junto à OEA, Padre Juan Antonio Cruz. Finalmente, a viagem será concluída com uma reunião de trabalho sobre mineração e ecologia integral com a Conferência Episcopal dos Estados Unidos.

Share this:
Tags: