19/04/2023

Povos Indígenas da Amazônia presentes na 22ª sessão do Fórum Permanente para as questões indígenas da ONU

O Fórum Permanente é um dos três mecanismos dedicado a questões específicas dos povos indígenas e é organizado pela ONU

Delegação no UNPFII. Foto: Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM)

Delegação no UNPFII. Foto: Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM)

Por Comunicação REPAM

Realizado presencialmente em Nova York, de 17 a 28 de abril de 2022, dia 22. O Fórum Permanente das Nações Unidas sobre Questões Indígenas 2023 tem como tema especial para sua agenda “Povos Indígenas, saúde humana, saúde planetária e territorial e mudança climática: uma abordagem baseada em direitos”.

Todos os anos, o Fórum Permanente reúne, durante dez dias, povos indígenas de todo o mundo. Este espaço se apresenta como uma oportunidade para os povos interagirem diretamente com os Estados-membros das Nações Unidas, incluindo também organizações especializadas em direitos humanos e instituições acadêmicas.

Com o resultado dos diálogos, é elaborado um relatório sobre os temas prioritários, bem como recomendações aos Estados-membros, ao sistema das Nações Unidas e aos povos indígenas, para avançar na implementação efetiva da Declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

O tema do UNPFII é ‘Povos Indígenas, Saúde Humana, Global e Territorial e Mudança Climática: Uma Abordagem Baseada em Direitos'”

Delegação no UNPFII. Foto: Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM)

Delegação no UNPFII. Foto: Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM)

Casos de violação de direitos na Amazônia

Na Bolívia, a presença de mais de cento e trinta barragens afeta e ameaça a vida e o território dos povos Tacanas, Lecos, Moseten, Tsiman, Uchupiamona e Esse Ejja. O caso, que é acompanhado pela Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), será apresentado por Alex Villca Limaco, indígena Uchupiamona, secretário de Comunicação da Comunidade das Comunidades Indígenas dos Rios Beni, Tuichi e Quiquibey e por Gladis Montesinos , missionário carmelita presente no território.

No Peru, a alienação de terras ancestrais, a construção da hidrovia amazônica e a instalação de poços de petróleo sem consulta prévia, além de vazamentos de petróleo, ameaçam a vida da comunidade indígena Kukama e da comunidade indígena San Pedro de Urarinas. Os casos são acompanhados pelo Centro Amazônico de Antropologia e Aplicação Prática do Peru (CAAAP) e pela Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), e apresentados por Mariluz Canaquiri Murayari, mulher Kukama, presidente da Federação Feminina Huaynakana Kamatawara Kana, e por Nancy Verónica Shibuya, advogada com experiência em direitos humanos e povos indígenas.

“Fórum Permanente oferece uma oportunidade para os povos indígenas de todo o mundo dialogarem”

Delegação no UNPFII. Foto: Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM)

Delegação no UNPFII. Foto: Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM)

No Brasil, a ocupação do território e o extrativismo indiscriminado de recursos na região amazônica afetam a vida dos povos indígenas. O caso é acompanhado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), e apresentado por Kora Kanamari, liderança indígena do povo Kanamari, Leila Rocha, do povo Guaraní-Ñandeva e membro da diretoria da Aty Guasu Kaiowá e Guaraní, Lídia de Oliveira, missionária do Cimi que acompanha os povos indígenas do Mato Grosso do Su, Carlos Stefanes, assessor da Equipe Internacional de Advocacy do Cimi, e Güenter Loebens, missionário do CIMI e membro da equipe de apoio aos Povos Indígenas livres de a entidade.

No Equador, os territórios da nacionalidade Waorani foram seriamente afetados pelas atividades extrativistas no país. A pandemia agravou as desigualdades socioeconômicas presentes na região, com resposta deficiente do Estado aos casos de Covid-19 nas comunidades Waorani e altos índices de desnutrição infantil. O caso é acompanhado pelo Instituto de Saúde Pública da Pontifícia Universidade Católica do Equador (ISP), e apresentado pelo líder indígena Waorani Gilberto Nenquino.

A presença da delegação foi possível graças ao trabalho coordenado das organizações acompanhantes junto com Sonia Olea Ferreras, chefe de advocacia internacional da Repam e membro da Equipe de Advocacy da Cáritas Española.

Share this:
Tags: