Semana dos Povos Indígenas 2019: “Alto Lá! Esta Terra tem dono!”
A Semana dos Povos Indígenas resgata, em 2019, a histórica frase proferida em 1756 pelo líder Guarani Sepé Tiaraju durante a resistência dos povos indígenas contra a invasão de Portugal e Espanha
O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) promove a Semana dos Povos Indígenas do ano de 2019 “Em defesa da Constituição Federal, contra o roubo e a devastação dos territórios indígenas”. A semana resgata a histórica frase proferida em 1756 pelo líder Guarani Sepé Tiaraju, durante a resistência dos povos indígenas contra a invasão de Portugal e Espanha no sul do Brasil: “Alto lá! Esta terra tem dono”! Sepé Tiaraju foi assassinado em 7 de fevereiro de 1756 numa emboscada organizada pelos comandantes do exército espanhol.
A história se repete como tragédia. O Estado brasileiro se coloca contra os povos indígenas e a serviço dos setores que pretendem explorar e grilar as suas terras, bem como as dos quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais. Os governantes fazem gestão pública e proferem discursos contra os direitos constitucionalmente assegurados aos povos indígenas e estimulam a invasão de signifi cativas parcelas de terras públicas. Afinal, é importante lembrar que as terras indígenas, tão duramente questionadas por políticos, governantes e empresários rurais (ou do veneno, dos maquinários agrícolas, do boi, da soja e dos minérios), não são propriedades dos indígenas e nem fazem parte do rol de áreas devolutas ou desabitadas. São públicos, da União, e destinados ao usufruto exclusivo dos povos.