Informe n.º 650
CIMI LANÇA DEBATE E MATERIAL PARA SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS
A Semana dos Povos Indígenas, realizada anualmente pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) durante o mês de abril, tem como tema deste ano “Paz, Solidariedade e Reciprocidade nas Relações”.
O tema levantado para a Semana está em sintonia com o tema proposto pela Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, “Solidariedade e Paz — felizes os que promovem a paz”.
A questão proposta convida toda a sociedade brasileira a uma reflexão sobre a realidade atual e a necessidade de repensarmos nossos estilos de vida, cultivando valores como a solidariedade e reciprocidade nas relações entre pessoas, famílias, comunidades e povos.
No material de divulgação da Semana, o Cimi afirma que a paz “só se efetiva a partir do respeito aos outros, do respeito à diversidade étnica e do respeito e promoção à vida. Vida plena para todos”.
O tema será discutido pelo movimento indígena, movimentos sociais, estudantes e estudiosos e apoiadores da causa indígena em geral por meio de encontros, palestras e debates realizados em diversos lugares do país, principalmente entre os dias 17 e 23 de abril, pelo Cimi. Além destas atividades a entidade indigenista produz também cartazes e material didático, que servem como referência na discussão e aprofundamento das questões levantadas. Este material pode ser encontrado nos regionais da entidade ou pelo site do Cimi (www.cimi.org.br).
MOVIMENTO INDÍGENA DE RORAIMA REALIZA 34ª ASSEMBLÉIA
A organização dos povos indígenas de Roraima é uma referência para todos os povos do Brasil. Fortalecido desde a base, numa trajetória crescente de articulação das aldeias e da sociedade envolvente, o Conselho Indígena de Roraima – CIR, prepara a 34ª Assembléia Anual, com o tema “Makunaima: vivo até o último índio”, que acontece na comunidade Maturuca, terra indígena Raposa Serra do Sol, de 12 a 15 de fevereiro de 2005.
O tema do evento resgata a importância de Makunaima, o herói mítico para todos os povos da região circum-Roraima e a sua relação com a terra-mãe, fundamental para a vida, cultura e tradição indígenas. Com a presença de tuxauas (caciques), professores, conselheiros regionais, pajés, agentes de saúde e convidados, a assembléia deste ano vai reunir mais de mil líderes comunitários coordenados pelo CIR.
Convites foram enviados para os ministérios do Meio Ambiente, Educação, Saúde, Reforma Agrária, Cultura, Pesca, Direitos Humanos, Justiça e Defesa que deverão enviar representantes. Líderes sindicais, populares e religiosos já confirmaram presença. Os debates da Assembléia serão em torno da demarcação de terra, meio ambiente, saúde, educação e desenvolvimento sustentável.
Seis grupos indígenas de comunidades de Raposa Serra do Sol lançarão em parceria com a Oficina Tobagulê, o CD “Caxiri na Cuia – o Forró da Maloca”, com músicas que retratam a vida nas aldeias e a luta contínua pela homologação da área, considerada a mais polêmica do Brasil.
A 34ª Assembléia dos Povos Indígenas de Roraima encerra com a posse do coordenador e vice-coordenador geral do CIR e da secretária do Movimento de Mulheres. Concorrem para a coordenação os Macuxi Marinaldo Justino Trajano, Dionito José de Souza e Jairo Pereira da Silva, e o Wai Wai Valdeci Noro. Para a secretaria de Mulheres as candidatas são Lavina Salomão, Dalva Gregório e Luciana Pinto, todas da etnia Macuxi.
A votação vem sendo realizada desde o início de janeiro em todas as comunidades coordenadas pelo CIR, com participação dos maiores de 16 anos. O candidato mais votado assume o cargo de coordenador e o segundo colocado, o de vice. A mulher mais votada será efetivada na secretaria.
O atual coordenador, Jacir José de Souza e o vice, Noberto Cruz, entregaram o cargo após quatro anos à frente da organização. Eles assumiram juntos em 2001 e foram reeleitos em 2003.
Brasília, 10 de fevereiro de 2005.
Cimi – Conselho Indigenista Missionário