24/07/2020

Nota de solidariedade Myky ao povo Rikbaktsa

Nelson Mutzie Rikbaktsa, jovem liderança indígena do noroeste de Mato Grosso, faleceu nesta quinta-feira (23) em decorrência da covid-19

Nelson Mutzie Rikbaktsa. Foto: reprodução/Facebook

Nelson Mutzie Rikbaktsa. Foto: reprodução/Facebook

Por Tupy Mỹky*

O povo Myky vem por meio desta se solidarizar ao povo Rikbaktsa pela perda irreparável da grande liderança jovem da região do noroeste de Mato Grosso, Nelson Mutzie Rikbaktsa, e desejar, principalmente aos familiares do senhor Albano, pai de Nelson, nossos sinceros pêsames. Nelson foi umas das lideranças mais respeitadas e articulador dos povos indígenas da região noroeste, onde nós Myky nos juntamos a esses povos, quando estávamos passando por um grande problema na questão da saúde indígena e Funai. Nos juntamos à coordenação da Funai em Juína através dele e de outras lideranças da região. Conheci Nelson nessas manifestações, aprendi com ele e o admirava pela forma como ele pensava e lutava pelo seu povo e os povos do Noroeste.

Me aproximei mais dele quando fomos para o Rio+20 nos juntar aos parentes de todo o Brasil e demais países na defesa do clima, meio ambiente e direitos dos povos indígenas e minorias, e também recentemente no Sindcopsi – Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Indígena, onde ele fazia parte representando Dsei Vilhena e eu representando conselho local Manoki/Myky e o Dsei Cuiabá.

Nelson participou de toda discussão e criação da Sesai, sempre defendeu a saúde indígena na sua especificidade e diferenciada. Assim como ele, sou jovem com esse pensamento e atualmente estou como presidente do conselho local de saúde do povo Manoki/Myky e vice-presidente do Condisi Cuiabá.

*Tupy Mỹky, jovem liderança, atualmente é conselheiro local e distrital de Saúde Indígena e diretor na Escola Estadual Indígena Xinui Mỹky

Share this:
Tags: