22/07/2009
Indígenas têm destaque no 12º Intereclesial
O 12º Intereclesial das CEBs, em Porto Velho – RO, teve início ontem, dia 21 de julho, com mais de 5 mil pessoal e presença forte dos povos indígenas. Cerca de 40 povos diferentes estão no encontro e tiveram importante participação na celebração de abertura no dia 21, e hoje durante a celebração matinal, na qual os indígenas realizaram um ritual sagrado.
Durante a abertura do encontro, os vários povos da floresta, indígenas, ribeirinhos, seringueiros, pescadores e quilombolas se fiseram presentes com símbolos e músicas. Os povos indígenas entraram sob o som de seus instrumentos sagrados. Já durante a celebraçaõ de hoje, os indígenas também falaram da importância de estarem presentes no Intereclesial e do significado de todo ritual sagrado. Flávio Tupinambá, da Aldeia Tupã, no Rio Tapajós – PA, foi o representante do clamor indígena. “Nós somos gente! Sempre fomos perseguidos por causa de nossas terras, mas agora estamos aqui para dar o nossos testemunho de força e buscar uma solução com nosso Deus tupã, que também nos dá força!”, ressaltou.
Depois da celebração, os participantes seguiram para as escolas onde será discutido o tema “Grito Profético da terra e dos povos da Amazônia, símbolos da humanodade”. O Intereclesial teve início no dia 21 e segue até dia 25, na cidade de Porto Velho – RO.