19/05/2009

Os Guarani Kaiowá fecham estrada em protesto contra precariedade de escola no MS

Estudantes da escola estadual de ensino médio Yvy Poty (flor da terra), da aldeia Teykue, no município de Caarapó, no Mato Grosso do Sul, fecharam na manhã de hoje, 19 de maio, a BR 282, entre as cidades de Caarapó e Lagunas. Outras indígenas da comunidade também participam da manifestação contra o abandono e precariedade da educação escolar indígena.


 


Pais de estudantes e administradores do colégio já fizeram diversas denúncias sobre a situação da escola. Entre outros problemas, por fala de funcionários, os alunos precisam fazer a merenda escolar e a limpeza do prédio, perdendo horas de aulas.


 


Os Guarani Kaiowá exigem a presença de representantes do Ministério Público Federal para entregarem um documento com as reivindicações. Segundo Valdinei Mendoza, diretor da escola, 300 alunos estão sendo prejudicados em função do abandono por parte da Secretaria de Educação do Governo de Mato Grosso do Sul. Ele disse que várias promessas não foram cumpridas e que a escola está em precárias condições, o que ameaça a continuidade das atividades escolares do ano.


 


Vivem na comunidade Teykue cerca de 5.200 pessoas. A Yvy Poty é a única escola de ensino médio da aldeia e há turnos de aula de manhã, à tarde e à noite.

Fonte: Cimi - MS
Share this: