03/04/2009

Aldeia Guarani Kaiowá é baleada no Mato Grosso do Sul

Na noite do dia 1º de abril, tiros foram disparados em direção às casas da aldeia Passo Piraju, onde vivem cerca de 40 Guarani Kaiowá, na região de Dourados, no Mato Grosso do Sul. As famílias ainda estão muito assustadas com o ataque, que já foi denunciado à Fundação Nacional do Índio (Funai). O Cimi encaminhará a denúncia ao Ministério Público Federal (MPF).


 


Segundo os indígenas, os tiros vieram de barcos que passavam pelo rio Dourados, que corta a aldeia. Eles afirmam que é comum a navegação de barcos de pescadores na região, mas que eles nunca agrediram os indígenas. Na hora do ataque, os indígenas estavam em casa e ficaram apavorados. Na manhã seguinte, diversas cápsulas de bala foram encontradas na beira do rio.


 


O clima na aldeia é de constante insegurança, em virtude dos recentes acontecimentos. A principal liderança do grupo, Carlitos Maia, está presa desde fevereiro, junto com outras quatro pessoas da comunidade, acusados de furto, entre outros crimes. A detenção ocorreu após truculenta ação da Polícia Militar que destruiu diversos pertences dos indígenas. Carlitos também é réu no processo sobre a morte de um policial militar ocorrida após conflito com um grupo de indígenas de Passo Piraju, em 1º de abril de 2006.

Fonte: Cimi
Share this: