11/02/2009

Intereclesial das CEBs acontecerá em Porto Velho

Entre os dias 21 e 25 de julho, a cidade de Porto Velho, em Rondônia, sediará o 12° Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). O encontro que, nesta edição, terá como tema “CEBs: Ecologia e Missão”, reunirá cerca de três mil representantes de todo o Brasil, América Latina e Caribe.

Segundo o coordenador do evento, padre Luis Ceppi, o encontro tem como objetivo dar continuidade às experiências das CEBs e fortalecer a caminhada delas. Será a primeira edição do encontro a acontecer na região Norte, o que faz com que os participantes vivenciem ainda mais o tema proposto e tenham contato com a realidade vivida pelas populações locais.


Padre Ceppi explica que o tema deste ano gira em torno de dois eixos: a Ecologia e a Missão. O coordenador comenta que, na Ecologia, há a harmonia do homem e da mulher com a natureza, criação de Deus. Ele explica que essa união manifesta a presença de Deus. No segundo eixo, o padre considera que a ideia é “descobrir que a missão é olhar para o outro”. Para ele, o evento pretende ser um grito de alerta para a atual situação social, na qual a desigualdade é cada vez maior: “os ricos estão ficando cada vez mais ricos e os pobres, mais pobres ainda”. O 12° Intereclesial na Amazônia é a oportunidade de discutir a importância da região para a humanidade e tentar estabelecer entre as igrejas das comunidades que vivem na região um modelo de desenvolvimento que privilegie os pobres e sirva aos interesses de todos e todas. Para padre Ceppi, é de fundamental importância o evento acontecer na Amazônia, pois a região vive uma realidade de devastação e desigualdade social que precisa ser mudada.



De acordo com o padre, o encontro vai ajudar a fortalecer o “grito de alerta e de basta” ao que está acontecendo na região. “Esperamos que o grito da Amazônia seja ouvido de maneira correta pelo Estado e pela Igreja”, comenta. Para ele, tal conscientização fará com que as pessoas percebam que é possível mudar a realidade atual. “Amazônia será o símbolo de que é possível crescer sem destruir, e de construir civilizações sem escravos do consumo”, afirma.
Os Encontros Intereclesiais têm como objetivo mostrar a caminhada das CEBs. Cada edição apresenta um tema específico, relacionando o trabalho das Comunidades e a realidade da vida do povo. O primeiro encontro aconteceu em 1975, em Vitória (Espírito Santo), com o tema: “Uma Igreja que nasce do Povo pelo Espírito de Deus”.
As matérias do projeto “Ações pela Vida” são produzidas com o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade da CF 2008.

Fonte: Adital
Share this: