29/01/2009

FSM 2009: Pesquisa identifica 500 aldeias Guarani da América do Sul

Pesquisadores de três países registram em mapa devastação ambiental na maior região de ocupação indígena da América do Sul


 


Na região de fronteira entre Argentina, Paraguai e Brasil, há pelo menos 500 aldeias, onde vivem cerca de 100 mil Guarani incluindo as comunidades do litoral do Atlântico, o Chaco, o norte da Argentina até a Bolívia, resistindo à falta de reconhecimento de suas terras e à intensa devastação ambiental na região. O mapa e o caderno Guarani Retã, que apresentam estes dados, serão lançados no dia 29 de janeiro, na Tenda dos Povos Indígenas, durante o Fórum Social Mundial.


 


O mapa/caderno, elaborado por pesquisadores de universidades e organizações indigenistas do Brasil, Argentina e Paraguai, apresenta a localização das aldeias, a população Guarani nestes países e as ameaças que os povos enfrentam. No mapa aparecem somente as comunidades Guarani da região central da América do Sul, entre os rios Paraguai, Paraná e Uruguai. Não estão incluídas as aldeias do litoral brasileiro, do Chaco Paraguaio, do oriente da Bolívia e do norte da Argentina, que serão contempladas no próximo mapa.


 


O caderno traz informações sobre população, localização e a cultura e o modo de ser Guarani. O estudo também trata das agressões sofridas pelas comunidades, destacando a intensa devastação ambiental, causada pelo monocultivo (soja, cana de açúcar, pínus…) e a exploração pecuária na região. Outro grave problema é falta de reconhecimento das terras Guarani. Como conseqüência dessa situação, os povos Guarani vivem, nos três países estudados, em condições precárias e de extrema dependência. No Brasil, onde vivem cerca de 45 mil Guarani, as comunidades enfrentam altos índices de assassinatos, suicídios e desnutrição.


 


O mapa será uma importante ferramenta dos povos Guarani na luta por seus direitos e pode contribuir para a elaboração de políticas públicas adequadas, principalmente, a política de demarcação de terras.


 


Lançamento Mapa/Caderno Guarani Retã:


Dia: 29/01/2009


Horário: 15h-15h30


Local: Tenda dos povos indígenas – UFRA


Presentes: Lideranças Guarani do Brasil e do Paraguai, Dra. Deborah Duprat (sub-procuradora do MPF), pesquisadores que elaboraram o mapa.


Contatos para imprensa:
Carlos Macedo – CTI: 11-9984 1416


Marcy Picanço – CIMI: 61 – 9979-7059


 


Pesquisa:


Brasil


Centro de Trabalho Indigenista – CTI ; Conselho Indígena Missionário- CIMI; Universidade Federal de Grande Dourados – UFGD


Argentina


Universidad Nacional de Misiones – UNAM; Equipo Nacional de Pastoral Aborigen – ENDEPA


Paraguai


Gente, Ambiente y Territorio – GAT; Centro de Estudios Paraguayos Antonio Guash – CEPAG; Coordinación Nacional de Pastoral Indígena – CONAPI; Servicio de Atención al Indio – SAI; SPSAJ


Apoiadores e colaboradores:


Brot für die Welt; EED; AECID, UNICEF, Instituto Socioambiental,  CAFOD, SURVIVAL INTERNATIONAL, Embaixada da Noruega

Fonte: Cimi
Share this: