18/09/2008

Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB/MS) apóia luta dos Guarani Kaiowá no MS

Pela internet, nas ruas, nas universidades, nas aldeias, nas igrejas, nos sindicatos, nos assentamentos, avança a campanha do abaixo assinado a favor das demarcações de terras indígenas Guarani Kaiowá no Mato Grosso do Sul. A Campanha é uma iniciativa da Campanha “Povo Guarani, Grande Povo” e da Comissão de Direitos Kaiowa-Guarani, e tem o apoio do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).


 


É grande o gesto de dignidade especialmente nas aldeias, onde, em meio de tantas necessidades, privações, pressões e ameaças, os jovens e as lideranças, especialmente, pegaram a atividade com muito entusiasmo. Por exemplo, no caso da aldeia Sucuri´y, município de Maracaju, a comunidade já enviou às assinaturas em grande quantidade. O mesmo espírito tomou conta de comunidades indígenas Ñandeva e Kaiowa, onde os próprios indígenas assumiram a responsabilidade de difundir a campanha do abaixo assinado.


 


Apoio da CRB


 


Outro exemplo importante de solidariedade é a manifesto da Conferencia dos Religiosos do Brasil (CRB) Regional Mato Grosso do Sul, em apoio aos direitos indígenas. O CRB tornou público seu apoio “à luta pelos direitos dos povos indígenas, particularmente dos Kaiowa-Guarani”, durante a 39ª Assembléia Geral da entidade reunida nos dias 12 e 13 de setembro em Campo Grande. O pronunciamento dos religiosos exige que “a Constituição Federal, art. 231, seja respeitada e cumprida. Seja encontrada a justa forma de solucionar o conflito, no caminho do diálogo e o respeito à vida”. O manifesto também disse: “Nós, religiosos e religiosas, reconhecemos a dívida histórica do Brasil a esses primeiros habitantes de nossas terras, transformados hoje no segmento mais pobre e sofrido do Mato Grosso do Sul”.


 


A Campanha também recebe apoio em outros países. O abaixo assinado em espanhol, guarani e em português, ganha força e solidariedade de muitas pessoas e instituições de outros países de América Latina e da Europa. O abaixo assinado vai até o 15 de novembro, dentro de Campanha “Povo Guarani, Grande Povo” e às assinaturas recolhidas vão ser enviadas ao presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva.



 


 

Fonte: Cimi - MS
Share this: