Relator da ONU vai a Roraima conhecer a realidade dos povos indígenas
Com o objetivo de conhecer a realidade dos povos indígenas no Brasil o relator especial da ONU sobre Direitos Humanos e Liberdade Fundamentais dos Povos Indígenas, James Anaya, chegará na madrugada desta quarta-feira, 20 de agosto, em Roraima, para visitar comunidades indígenas.
Após encontros com lideranças indígenas, representantes de órgãos públicos ligados à questão indígena, em Brasília, Anaya teve uma vasta programação em Manaus, com a Coordenação das Organizações da Amazônia Brasileira (Coiab), onde ouviu várias denúncias de violações de direitos humanos dos povos indígenas daquela região.
Anaya irá visitar as comunidades indígenas das regiões de Barro, Raposa Serra do Sol, das Serras, Malacacheta, Serra da Lua, Surucus e Demini, na terra indígena Yanomami. A primeira comunidade indígena a ser visitada será a comunidade indígena de Barro, onde ouvirá as reivindicações sobre o atendimento à saúde e educação indígena, o desenvolvimento sustentável para as comunidades indígenas e outros assuntos. As lideranças indígenas vão levar ao conhecimento do relator os casos de violência, ameaças e destruições que durante 34 anos de luta os indígenas sofreram.
Para receber o relator, as lideranças indígenas da Raposa Serra do Sol prepararam uma grande recepção, com danças tradicionais, defumação do maruai, cantos tradicionais. Haverá a presença de aproximadamente 300 lideranças indígenas, entre tuxauas, coordenadores regionais, agentes indígenas de saúde, pajés. No dia seguinte, o relator seguirá para a terra indígena Yanomami, nas comunidades indígenas Surucu e Demini e para a comunidade indígena Malacacheta, no município de Cantá, a 36 km de Boa Vista.