14/03/2008

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

 


 


“Orai sem cessar” é a exortação-tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2008. Ainda que milhares de cristãos ao redor do mundo orem pela unidade há exatos cem anos, a proposta quer significar um renovado encorajamento à oração. No Brasil, a Semana acontece de 4 a 11 de maio, sob a liderança do CONIC.


 


Um tempo de crescimento, de partilha e de testemunho através da oração. Em comunidades do mundo inteiro, esse é o sinal da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. No hemisfério norte, ela acontece em janeiro. No sul, ela antecede Pentecostes, este ano de 4 a 11 de maio.


 


A idéia de orar anualmente pela unidade foi semeada e posta em prática nos Estados Unidos em 1908 e aperfeiçoada nas décadas seguintes também na Europa. A partir de 1966, a cada ano, um texto-base é preparado por uma equipe ecumênica de um país diferente, de todos os continentes, a convite do Conselho Mundial de Igrejas e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos da Igreja Católica Romana, instituições que assumiram a continuação do evento.


 


Este ano, o texto veio dos Estados Unidos, país de origem do reverendo Paul Watson, que publicamente pela primeira vez promoveu a celebração da Semana de 18 a 25 de janeiro de 1908, na cidade de Graymoor, New York. O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) mais uma vez adaptou o material ao contexto brasileiro, editando um livreto com orientações e roteiros para celebrações e grupos de estudo. O livreto e o material promocional começaram a ser distribuídos em janeiro. O Conselho assume também a coordenação nacional das atividades, através de suas igrejas-membro e de 18 representações regionais e locais, bem como através de denominações religiosas e organismos ecumênicos dispostos a trabalhar pela unidade no território nacional.


 


A Semana de Oração é o principal evento do CONIC desde a sua fundação, há 25 anos. Fazer acontecer a Semana não significa apenas promover uma ou mais celebrações ecumênicas. Muitos núcleos ecumênicos locais têm promovido caminhadas pela paz, vigílias, recitais, seminários e cirandas pelo Brasil afora. Canções especialmente compostas já integram hinários de diferentes Igrejas e são muito conhecidas.


 


O centenário foi amplamente festejado no hemisfério norte. O Conselho Mundial de Igrejas e paróquias locais promoveram em Genebra celebração especial e seminário com testemunho de representantes de países em situação de miséria e penúria. O papa Bento XVI presidiu a cerimônia de encerramento da Semana em Roma.


 


O CONIC planeja envolver milhares de participantes este ano. A celebração oficial nacional será dia 7 de maio, na Catedral de Brasília.


 


O Conselho está estimulando também a que a Semana aconteça nas escolas e universidades da rede de Educação de suas Igrejas-membro: Católica Romana, Episcopal Anglicana, de Confissão Luterana, Presbiteriana Unida, Cristã Reformada e Sirian Ortodoxa de Antioquia.


 


Comissão de Comunicação


Mais informações: www.conic.org.br. (61)3221.4034.

Fonte: Conic
Share this: