19/02/2008

RELATÓRIO DA VISITA DA COMISSÃO ESPECIAL QUE ANALISA O PROJETO DE LEI Nº. 1.610

 


Comunidades visitadas: Xirimihwiki na Região do Surucucu  e Auaris.


 


Representantes da Hutukara Associação Yanomami – HAY, que acompanharam a Comissão: DÁRIO VITÓRIO XIRIANA (Tesoureiro da HAY) e RAUL LUIZ YACASHI ROCHA (Líder Ye`kuana, professor, colaborador da HAY na região do Auaris).


 


Representantes da Comissão dos Deputados: Édio Viera Lopes, PMDB/RR (Presidente), Eduardo Valverde, PT/RO (relator), Márcio Junqueira (DEM/RR) e João Almeida (membros).


 


Convidados: General Eliezer Monteiro Filho, comandante da 1ª Brigada de Infantaria da Silva no Estado, o Consultor Legislativo Luiz Miranda e o Deputado Estadual de Roraima, Chico Guerra.


 


Não participaram da Comitiva: FUNAI e Ministério Público Federal (MPF). Não havia nenhum representante destes órgãos nas reuniões.


 


RELATOS – REUNIÃO SURUCUCU – XIRIMIHWIKI


 


A Comitiva chegou às 12 horas e 04 minutos do dia 14/02, se deslocou até a Comunidade do Xirimihwiki, onde havia 25 jovens e adolescentes acompanhados do líder – Paraná Yanomami, que recebeu os visitantes. Não havia mais pessoas na comunidade estavam pescando e caçando. Na região do Surucucu habitam mais de 2.000 indígenas.


 


O General Eliezer Monteiro Filho, comandante da 1ª Brigada de Infantaria da Selva no Estado, fez abertura da reunião, dizendo que trouxe as autoridades para falar sobre mineração, disse ele que é autoridade do Exercito, apresentou os Deputados.


 


O Presidente da Comissão – falou que a Mineração irá ajudar a educação, saúde e que a Constituição Federal do Brasil é que permite que seja realizada em terra indígena.


 


Relator da Comissão – falou do Estatuto do Índio que precisa de mudanças, que é importante que os indígenas autorizem mineração em suas terras, convidou o líder Paraná Yanomami para conhecer outros países onde tem mineração, para ver os benefícios que trouxe para os indígenas. E também solicitou outra reunião com mais pessoas da Comunidade.


 


Líder Paraná Yanomami – falou que não sabia da visita das autoridades, que não tinha sido consultado antes, se eles (autoridades) podiam ir até a Comunidade do Xirimihwiki, estava desrespeitando os indígenas levando pessoas sem os Yanomami saberem. Em relação ao convite do Relator para visitar outros países onde tem mineração, fez a seguinte fala: “não irei, não temos interesse, vocês falam muitas mentiras, sempre enganam os indígenas com promessas, garimpo trouxe morte para os Yanomami, contaminaram os rios, mataram os peixes, derrubaram as árvores, espantaram os peixes e caças, deixaram muitas tristezas na Terra Yanomami, e a mineração é um grande garimpo que também irá trazer tristezas, coisas ruim para os Yanomami, não aceitamos essas coisas na comunidade, não.” Em relação à possibilidade de uma outra reunião na Comunidade com mais pessoas, o líder Paraná Yanomami não aceitou, falando: “que eles não aceitam que não vão mudar de idéia”.


 


Deputado Federal Márcio Junqueira (DEM/RR) – Membro da Comissão, ofereceu presentes: facas, facão, anzol, para os indígenas e o líder Paraná Yanomami não aceitou dizendo que: “não podiam aceitar porque eles não haviam sido convidados pelos Yanomami.”


 


Dário Vitório Xiriana – Tesoureiro HAY – Ajudou na tradução das falas das Autoridades e se posicionou da seguinte forma enquanto liderança Yanomami: “Todos vocês sabem que a Hutukara é contra mineração e este projeto e vocês não querem respeitar a nossa opinião, sempre estão conversando sobre isto, Davi Kopenawa Yanomami, Presidente da HAY e meu pai já falou muito sobre isto, até para o Presidente LULA e muitas vezes nos Jornais. A nossa organização que representa os povos que habitam a Terra Indígena Yanomami não concorda com este projeto, por irá prejudicar nossas vidas, nossa cultura, nossa alimentação, iremos lutar sempre para que você respeitem nossa vida, estamos estudando, conhecendo as leis que vocês fizeram para nos defender.”


 


RELATOS – REUNIÃO AUARIS


 


A Comitiva chegou ao Auaris às 15 horas, a reunião aconteceu no local próximo à pista (Aeródromo), onde aproximadamente 200 indígenas (Sanuma e Ye`kuana) entre crianças, jovens e adultos participaram da reunião. Na Região de Auaris habitam mais de 2.100 indígenas.


 


 


O General Eliezer Monteiro Filho, comandante da 1ª Brigada de Infantaria da Selva no Estado – fez a abertura da reunião, apresentou as autoridades, falou mais uma vez que era autoridade do Exercito Brasileiro, que estava ajudando com saúde, educação os indígenas da região, que a Mineração é assunto muito importante para os indígenas.


 


Na seqüência o líder Ye`kuana – Marco Antônio, falou: “que tem muita miséria nas comunidades, que mineração não é bom porque vai mexer na terra, subsolo para tirar ouro, diamante, cassiterita, ferro, colocar para muito longe os animais, prejudicar os rios e as águas de beber e tomar banho, trazer muitas doenças, mudar o jeito os dos índios viverem na floresta, isto não é bom para nós. O que precisamos é melhorar saúde, educação”.


 


O líder Sanuma e professor Rezende Sanuma, disse: “que a comunidade não sabia, não havia sido consultada se queriam receber as autoridades, e se queria discutir sobre mineração, que eles estavam chegando sem convite da comunidade, que o pessoal do Exercito sempre vêm trazendo pessoas (autoridades) para conversar com eles sem consultar os indígenas e que isto é muito errado, é desrespeito aos índios”.


 


O General Eliezer Monteiro Filho – ficou muito irritado com os indígenas, e disse: “que não precisava de autorização da FUNAI nem dos indígenas para ir a Terra Yanomami, que ele havia convidado às autoridades, que tinha muitas responsabilidades no Quartel, e que ele vinha ajudando os indígenas com saúde, educação, infra-estrutura”. Falou isto, e foi embora da reunião, lá para o      Quartel Militar.


 


Na seqüência o líder Ye`kuana, professor e colaborador da HAY – RAUL LUIZ YACASHI ROCHA, disse: “Mineração irá trazer destruição para o meio ambiente, para os rios, floresta. Por isso eles não concordam com Mineração na Terra Indígena Yanomami e que os políticos deveriam ajudar os indígenas a ficar em paz, ajudar na proteção da floresta e melhorar a saúde e educação”. E disse mais: “quando foram construir o quartel aqui próximo da nossa comunidade, disseram que a vida dos indígenas ia melhorar muito (mais saúde e educação) e isto não aconteceu, foi só promessas, os médicos e dentistas do exercito não vão até as comunidades distantes, ficam somente próximo do Quartel, e ficam sempre dizendo que estão ajudando muito os indígenas, isto é mentira”.



CONCLUSÕES:


 


Percebemos que todos os Deputados da Comissão e o General Eliezer Monteiro Filho, estão dispostos a engana os indígenas que habitam o Território Yanomami, eles colocaram dificuldades para nos levar, tentaram convencer as lideranças vendendo benefícios da Mineração, e ofertando presentes aos indígenas (Marcio Junqueira), o que nós falamos e as lideranças falaram eles nem sequer fizeram anotações, não chamaram a gente para a entrevista coletiva que fizeram no dia 14/02/2008 à noite na Assembléia Legislativa de Roraima, não disseram na imprensa que os indígenas é contra o Projeto só falaram que os indígenas são manobrados por órgãos externos. Não querem reconhecer a legitimidade da Hutukara Associação Yanomami – HAY como organização de representação, não estão respeitando as comunidades, quando o pessoal do exercito leva (conduz) autoridades sem consultar, sem informação, chegam de repente e exigem que as lideranças reúnam os indígenas para ouvi-los, direcionaram as visitas para as proximidades das bases do Exercito para influenciar nos resultados das opiniões.


 


É MUITO PREOCUPANTE a posição do relator favorável ao projeto e aceitando a maneira de condução dos trabalhos feitos pelo Presidente da Comissão, que todos nós sabemos é anti-indígena. Outra preocupação é com o senhor Márcio Junqueira (Deputado Federal – DEM/RR) este já foi garimpeiro na região do Homoxi, contribuiu com o caos e desgraça de muitos Indígenas Yanomami e é o principal porta voz dos fazendeiros, madeireiros e arrozeiros no Estado de Roraima.


 


No entanto analisamos que foi proveitosa a nossa presença na Comitiva, tendo em vista que conseguimos falar e expor para eles um pouco do que pensamos sobre Mineração e também conseguimos divulgar na Imprensa Local (Jornal Folha de Boa Vista e TV Roraima) a posição da HAY.


 


Boa Vista/RR, 15 de fevereiro de 2008.


 


 


 


DÁRIO VITÓRIO XIRIANA


Tesoureiro da HAY


 


 


RAUL LUIZ YACASHI ROCHA


 Líder Ye`kuana, professor, colaborador da HAY na região do Auaris


 

Fonte: Hutukara Associação Yanomami
Share this: