11/07/2007

Sepultamento de Ortiz Lopes foi realizado na manhã de hoje


 


Os Guarani-Kaiowá de Kurusu-Ambá, Mato Grosso do Sul, realizaram na manhã desta quarta-feira o enterro da liderança Ortiz Lopes, assassinado na noite de 8 de julho em frente à sua casa.  Ortiz foi sepultado naterra Taquaperi, ao lado de Xuretê Lopes, assassinada em janeiro, aos 73 anos, por pessoas que agiam a mando de fazendeiros para a retirada de indígenas que realizavam retomada de terras.


 


Durante a tarde de hoje quatro pessoas da comunidade, entre elas a esposa de Lopez, que presenciou o crime, prestam depoimento à Polícia Civil.


 


Os movimentos sociais do Mato Grosso do Sul têm solicitado que o caso passe a ser investigado pela Policia Federal, já que a morte ocorreu no contexto de conflitos pela posse das terras tradicionais do povo Guarani. Ortiz era uma das principais lideranças do grupo, que realizou retomada de terra e desde janeiro, este grupo Kaiowá vive acampado às margens da rodovia MS 289, município de Coronel Sapucaia.


 


Este é o 20o. assassinato no Mato Grosso do Sul em 2007. O total de asssassinatos já se igualou ao número registrado pelo Cimi durante todo o ano de 2006.

 

Fonte: Cimi
Share this: