Hidrelétrica de Estreito e Ilha do Bananal são temas de audiências em Palmas
Reuniões organizadas pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, com apoio do Conselho Indigenista Missionário
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados vai realizar, no próximo dia 28 de maio, duas audiência públicas relacionadas a povos indígenas, na cidade de Palmas, Tocantins. A organização das audiências conta com o apoio do Cimi.
A primeira delas, às 14 horas, discutirá os impactos da construção da barragem da hidrelétrica de Estreito para os povos indígenas e ribeirinhos.
Às 16 horas, outra audiência tratará do mega projeto da Fazenda Dois Rios, que impacta os povos Karajá e Javaé da Ilha do Bananal e povo Krahô-Kanela, na mesma região, e também da desocupação da Ilha do Bananal.
Participarão das audiências o presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Luiz Couto, o deputado Pedro Wilson; o senador Paulo Paim, a Dra. Deborah Duprat – do Ministério Público Federal; o Dr. Percílio de Sousa Lima Neto – representante da OAB Federal; entidades de direitos humanos e representantes da sociedade civil. Dentre as entidades convidadas estão o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Organização Indígena do Tocantins (OIT) e povos: Apinajé, Krahô, Krahô-Kanela, Javaé, Karajá Xambioá, Xerente e Karajá Javaé.
As reuniões acontecerão no auditório da Justiça Federal, 201 Norte, Conjunto 01, Lotes 03 e 04 – Palmas.