11/04/2007

Programação do Abril Indígena em todo país

Detalhes das mobilizações nos estados.


Diversas atividades terminam com a vinda de ônibus para o acampamento Terra Livre, em Brasília, que tem a política indigenista como pauta principal e pretende reunir cerca de mil pessoas de 16 a 19 de abril:


 


Rio Grande do Sul – II Encontro Internacional Sepé Tiaraju reúne movimentos sociais e representantes Guarani do Brasil, Paraguai e Argentina, em Porto Alegre, entre 11 e 14 de abril.


 


Minas Gerais – Romaria na terra indígena Xakriabá lembra os 20 anos do massacre de lideranças indígenas em Minas Gerais no dia 15 de abril.


 


BahiaDebates sobre violência no campo e contra as mulheres marcam 10 anos do assassinato de Galdino no dia 21 de abril


 


Alagoas Entre os dias 16 e 20 de abril, universitários de Maceió debatem a relação da Universidade com a comunidade indígena e também a saúde e territorialidade indígena em Alagoas. 


 


Pernambuco – 10 a 13 de abril – Mobilização Terra Toré, na terra do povo Pankará, vai reunir 100 pessoas, de 30 povos de PE, PB, AL, BA, RN, PI e SE, em debates sobre terras e direitos indígenas do nordeste, sobre práticas rituais como o Toré e a luta pela terra.


 


MaranhãoEntre 12 e 14 de abril, indígenas do Maranhão e do Pará acampam em Imperatriz (MA), discutem grandes projetos na Amazônia e fazem ato na cidade.


 


Pará – Acampamento com movimentos campesinos em Belém, de 16 a 20 de abril, e Semana dos Povos em Santarém, de 12 a 19.


 


Ji Paraná, RO – 11 a 13 de abril – Manifestações a atividades indígenas. Na noite do dia 13, parte o ônibus para Brasília.


 


Mato GrossoSemana dos Povos Indígenas, entre 16 e 20 de abril, terá debates sobre economia indígenas, povos na cidade e território Chiquitano. No dia 20 de abril, celebração lembrará 20 anos de martírio de Vicente Canãs



Mato Grosso do Sul –  Mobilização em Campo Grande, no dia 13 de abril reunirá cerca de 500 indígenas de todo o estado e os movimentos sociais (sem-terra, quilombolas…) em um passeata pelas ruas centrais da cidade. À tarde, haverá debates e entrega de propostas às autoridades estaduais.

Fonte: Cimi
Share this: