13/12/2006

Trabalhadores da Aracruz entram em confronto com os Tupinikim e Guarani no ES

Liderado por Davi Gomes, presidente do Sintiema e vereador da cidade de Aracruz, cerca de 1000 trabalhadores se mobilizaram no porto de Aracruz esta manhã com o objetivo de retirar a força os 300 índios que ocupam o porto desde ontem reivindicando uma garantia do Ministro da Justiça Márcio Thomas Bastos de que suas terras sejam demarcadas ainda este ano, conforme foi prometido para eles no início deste ano.

Os trabalhadores partiram para agressões físicas a vários apoiadores da causa indígena, inclusive o deputado estadual Cláudio Vereza, além de um dos coordenadores estaduais do MST, Ronaldo. A polícia militar, que está no local, não está intervindo, mas está fechando os acessos ao porto, deixando a situação ainda mais tensa.

A preocupação é com um conflito ainda maior, já que os índios estão determinados a manter a ocupação. Por isso, é urgente que a intervenção das autoridades, no sentido de evitar a violência. Vale esclarecer que a luta dos índios não é contra os trabalhadores, mas pela reconquista de suas terras. Ao mesmo tempo, é urgente que o Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, se pronuncie sobre o assunto.

Fonte: Fase
Share this: