1o. encontro de jovens indígenas e jovens solidários com a causa, em MG
Começa na próxima quinta-feira (12) e vai até domingo (15), o 1º Encontro de Jovens Indígenas e Jovens Solidários com a Causa, na aldeia do povo Pataxó, em Carmésia, cerca de 190 quilômetros de Belo Horizonte, Minas Gerais.
Com o lema “As Diferenças Fazem a Diferença”, o encontro reunirá cerca de 400 pessoas, entre representantes de 14 povos de Minas, Bahia e Espírito Santo, jovens dos grupos de apoio, convidados da Pastoral da Juventude, das Comunidades Eclesiais de Base, da Via Campesina e professores.
O encontro tem o objetivo de proporcionar a troca de saberes e experiências e ser um espaço de formação e intercâmbio entre os povos indígenas e os jovens solidários com a causa.
Temas como Luta pela Terra e pela afirmação dos direitos indígenas; Água e meio-ambiente; Espiritualidade; Educação; Inclusão e cidadania; Arte e cultura; Movimento indígena; Afetividade e sexualidade serão abordados nestes quatro dias de encontro.
Este encontro é uma realização do Povo Indígena Pataxó de Minas, do Conselho dos Povos Indígenas de Minas Gerais e do Conselho Indigenista Missionário – Campanha de Solidariedade.
JOVENS SOLIDÁRIOS
Em Belo Horizonte, cerca de 250 pessoas, na maioria jovens, fazem parte de grupos de apoio à causa Indígena.
Os grupos são formados por alunos e professores de universidades, colégios católicos e públicos; agentes de pastorais e pessoas em geral que acreditam que é possível construir um mundo plural, com a superação das injustiças sociais presentes em nossa sociedade.
Estes jovens se propõem a conhecer mais e a partir daí tornam-se apoiadores e propagadores da vida e da luta dos povos indígenas de Minas e do Brasil. A maioria deles tem idade entre 15 e 23 anos. Passam por um processo de formação que inclui um período de vivência em área indígena e que tem continuidade na parceria junto a estes povos na luta e na defesa de seus direitos.
O que: 1º ENCONTRO DE JOVENS INDÍGENAS E JOVENS SOLIDÁRIOS COM A CAUSA, EM MINAS.
Quando: 12 a 15 de outubro
Onde: Fazenda Guarani, terra do Povo Pataxó, em Carmésia, MG.
Belo Horizonte, 10 de outubro de 2006
Conselho Indigenista Missionário