Faleceu Dom Gianfranco Masserdotti, presidente do Cimi
Com grande dor, comunicamos o falecimento de Dom Gianfranco Masserdotti, presidente do Conselho Indigenista Missionário, na tarde de ontem (17/9) na cidade de Balsas, no Maranhão, vítima de atropelamento. Dom Franco será velado até amanhã na Catedral de Balsas. O enterro será às 9h, também na cidade.
Dom Franco nasceu em Brescia, Itália, no dia 13 de setembro de 1941. Foi ordenado sacerdote no dia 26 de março de 1966, em Padova, Itália. Em 22 de novembro de 1995 foi nomeado bispo e foi ordenado, no dia 2 de março de 1996, em Balsas (MA). Em agosto de 1999, D. Franco foi eleito presidente do Conselho Indigenista Missionário, e reeleito em agosto de 2003. Ele é autor do livro “A missão a serviço do Reino”, publicado pela Paulus, em 1996.
Seu lema como Bispo era: “Para que tenham vida”. No último texto que escreveu para o Cimi, um texto em memória de Dom Luciano (falecido no dia 27 de agosto), disse:
“A verdadeira morte acontece quando colocamos a nossa esperança e o sentido de nossa vida na posse, no poder, no prazer desregrado, quando fechamos o nosso coração ao próximo e nos deixamos levar pelo egoísmo. A verdadeira morte é quando temos medo de perder nossa vida por causa de Jesus e do Evangelho (cf Mt 8,35). Por isso Dom Luciano não morreu.”
Também por isso, Dom Franco não morreu.
D. Franco também foi membro do Conselho Geral dos Missionários Combonianos (1979-1985), Formador dos Seminaristas de Teologia,