01/09/2006

Juventude do povo Tupinambá de Olivença se organiza

Jovens indígenas da etnia  Tupinambá de Olivença da aldeia da Serra do Padeiro localizados nos municípios de Una e Buerarema no sul da Bahia, a cerca de 450 km de Salvador, realizam a partir de hoje e até domingo, dia 3, na aldeia Serra do Padeiro,  o II Seminário Cultural da Juventude Indígena Tupinambá da Serra do Padeiro.


 


Este II Seminário tem como tema central: “Juventude: Construindo nossos Direitos”


 


O Seminário tem como objetivos principais:


 


·        Dar visibilidade à participação dos jovens na luta pela Terra;


·        Proporcionar um melhor intercâmbio entre os povos indígenas;


·        Reflexão e aprofundamento do momento eleitoral;


·        Fortalecer  as parcerias e alianças;


·        Fortalecer a participação  dos jovens indígenas nos espaços de luta (interno e externo);


·        Valorizar a cultura indígena a partir da culinária.


·         Propiciar um melhor intercâmbio entre as várias culturas indígenas.


 


Este será o  segundo seminário realizado pela Juventude Tupinambá. Devido ao enorme sucesso do primeiro seminário realizado o ano passado, definiram  pela realização deste segundo, que deverá ser uma continuidade das discussões que os jovens vem construindo ao longo das suas caminhada. “Muitas coisas aconteceram desde a realização do primeiro encontro,  vitórias, avanços, mas também algumas coisas que precisamos entender melhor e acharmos saídas para resolve-los. Este ano também tem a questão eleitoral que será de muita importância para a  nossa caminhada, e dependendo do seus resultados poderemos ter conseqüências boas ou ruins a depender de quem ganhem as eleições. Assim como no primeiro seminário este também será um espaço da comunidade ter um momento de podermos discutir nossos  problemas e desafios e buscarmos saídas para a construção de um projeto de vida que garanta a qualidade de vida das nossas comunidades”, planeja Miana Tupinambá, uma das organizadoras do Seminário.


 


Toda a comunidade – incluídas lideranças, cacique, pajé, grupo de mulheres e outros grupos organizados das aldeias – participará do seminário. Também foram convidados representantes de diversos povos indígenas da Bahia, de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Espírito Santo. Os jovens esperam a presença de 150 participantes.


 


A comunidade da Serra do Padeiro do povo Tupinambá localiza-se nos municípios de Buerarema e Una, a cerca de 450 km de Salvador. É banhada pelos rios Cipó, Maruim e Ferrugem. A história deste povo é marcada por vários massacres. Desde a chegada dos portugueses foram vitimas de violentos ataques com interesses principalmente nas riquezas encontradas em suas terras. Estes ataques continuam acontecendo até hoje, com ameaças de fazendeiros, turismo ou extração de madeira, avanço do Eucalipt.  Mas eles  resistem  a todos os ataques e violências praticadas contra as suas comunidades, e seguem afirmando que seu território tradicional lhes pertende e que vão continuar lutando por ele.


 


A comunidade da Serra do Padeiro tem hoje uma população com cerca de 650 pessoas.Mantém  fortes sua  cultura e a sua religião, alicerces que dão sustentação a suas lutas. A comunidade tem  grupos organizados de jovens, de produção e de mulheres, e uma Associação Comunitária bastante atuante. A base de sustentação econômica é a cultura da mandioca, destacando-se a  produção de farinha.


 


 


Itabuna, 31 de agosto de 2006


Conselho Indigenista Missionário


Equipe Itabuna


 


 

Fonte: Cimi Leste - Itabuna
Share this: