20/04/2006

Seminário Nacional – A questão da Terra: Desafios para a Psicologia

Veja a programação e os prazos de inscrição em: www.pol.org.br/seminariodaterra


Apresentação:


O Conselho Federal de Psicologia realizou em 2004 os Seminários “Subjetividade e a Questão da Terra” e “Subjetividade e os Povos Indígenas” com o objetivo inicial de discutir a temática da terra e atender a uma demanda da sociedade que instiga a Psicologia, enquanto ciência e profissão, a responder e atuar em contextos que desafiem a própria identidade da profissão.


Dando continuidade a esta importante discussão, o Conselho Federal de Psicologia convida todos os psicólogos e interessados neste tema, como pesquisadores, estudantes, representantes de movimentos sociais, professores e profissionais de áreas afins a participarem do Seminário Nacional A questão da Terra: Desafios para a Psicologia a ser realizado em Brasília entre os dias 20 e 22 de julho de 2006.


Por meio dos trabalhos apresentados, será possível visualizar a riqueza das experiências dos psicólogos que estão criando, pesquisando e experimentando alternativas para a atuação da Psicologia junto a estas populações, promovendo o diálogo e a troca de informações. Tais ações irão fortalecer as atuações que ocorrem em grande parte de maneira isolada pelo Brasil afora, avançando com a ciência, profissão e luta da população brasileira, ao produzir respostas próprias, criativas e coletivas a questões cruciais do nosso país.
A idéia é reunir a categoria para refletir sobre temas emergentes na profissão, por serem imprescindíveis para a sociedade brasileira, e que a discussão se faça juntamente com outras categorias profissionais e com atores sociais envolvidos com as questões da terra.


O evento visa ainda ampliar o debate e possibilitar a troca de experiências entre psicólogos e comunidades indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco, trabalhadores atingidos por barragens, acampamentos e assentamentos rurais, sem-teto e movimentos sociais diversos relacionados ao tema da terra.


Além de possibilitar a troca entre teorias, práticas, categorias profissionais e movimentos sociais, o seminário também pretende aprofundar o conhecimento e a comunicação entre todos os presentes, por meio de manifestações culturais ligadas à terra. A arte e as expressões culturais dos grupos participantes terão espaço cuidadosamente reservado dentro da programação. Especificamente, ao fim do evento pretendemos contribuir com a constituição de uma rede que colabore com o desenvolvimento e aprofundamento de recursos para o trabalho nesta área.


Desta maneira, este não é apenas um convite, mas uma convocação aos psicólogos para participarem, ampliando o conhecimento da prática profissional da Psicologia pelo fazer dos próprios psicólogos que inovam e desafiam os limites das teorias e dos arcabouços metodológicos tradicionais. É uma oportunidade para o reconhecimento dos psicólogos como profissionais que atuam na diversidade e multiplicidade das possibilidades das situações humanas.



Esperamos contar com sua presença!

Comissão Organizadora do Seminário Nacional
A questão da Terra: Desafios para a Psicologia







  Promoção

Fonte: CFP - Conselho Federal de Psicologia
Share this: