19/04/2006

Nota da Apoinme

A APOINME ( Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste Minas Gerais e Espírito Santo) gostaríamos de esclarecer as nossas bases de que a decisão nossa de não mais participarmos da Conferência Nacional da Política Indigenista, foi tomada após a intransigência da Presidência da Republica em não nos receber durante o Acampamento TERRA LIVRE 2006, que é um espaço legitimo do movimento indígena para propor  rumos para uma política publica voltada aos interesses  dos povos indígenas. Reiteramos nosso apoio a moção do ACAMPAMENTO TERRA LIVRE, onde mais de 550 lideranças indígenas, estavam presentes, representando 86 povos indígenas de todas as regiões do Brasil e que  juntamente com o Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas, marcaram posição em relação à Conferência convocada pela FUNAI.


 


A atual política indigenista deste Governo é retrógrada e tutelar, querem confundir os interesses dos povos indígenas com os interesses da Funai, pretendendo confundir o órgão indigenista com a política indigenista. Uma demonstração desta política ocorreu na organização e convocatória das pré-conferências regionais, onde a Funai pautou as discussões somente em cima dos seus interesses.


 


Por isso também é que nós não reconhecemos nesta Conferência legitimidade para indicar os 20 representas da CNPI ( Comissão Nacional de Política Indigenista), tendo em vista que a mesma faz parte de um de decreto da Presidência da Republica, publicado no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, no dia 23 de março de 2006, onde se define todos os passos e critérios a serem cumpridos num prazo de 45 dias. A APOINME de posse do decreto já fez sua carta convocatória para uma Assembléia Geral Extraordinária, que se realizará em Olinda-PE nos dias 04 e 05 de maio de 2006, com o intuito de atender as exigências de escolha dos representantes de nossa região para a referida comissão.


 


Esclarecemos ao publico que notas divulgadas na imprensa, internet e outros meios de comunicação em nome da APOINME não tem legitimidade quando são desprovidas das assinaturas de nossa coordenação e do nosso timbre.


 


Olinda, 19 de Abril de 2006.


 


José Barbosa dos Santos


Manoel Uilton dos Santos


Coordenação – Geral da APOINME

Fonte: Cimi
Share this: