3º Acampamento Terra Livre
De 4 a 6 de abril, mais de 500 lideranças indígenas de todo o Brasil estarão em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, para realização do 3º Acampamento Terra Livre.
Considerado pelas organizações indígenas e indigenistas como o principal momento dentro do calendário de lutas do movimento indígena, é neste Acampamento que os povos indígenas intensificam suas manifestações com o intuito de pressionar o governo para que garanta os direitos indígenas conquistados com a Constituição, em especial o direito e a proteção de suas terras. Pela intensidade das manifestações este mês é batizado de Abril Indígena.
Os objetivos do acampamento deste ano são os de fazer um balanço das políticas e ações do Governo Lula, focando nos compromissos assumidos na campanha eleitoral; reafirmar as reivindicações do Acampamento Terra Livre de 2005 no contexto do Estatuto dos Povos Indígenas; rediscutir os princípios, estratégias de luta e reivindicações do Movimento Indígena no momento político atual.
O Acampamento Terra Livre será lançado no próximo dia 30 de março, às 10 horas da manhã, no escritório da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), em Brasília (endereço: Setor de Rádio e Tv Sul Quadra 701, Edifício Assis Chateaubriand, sala 21/22 sobreloja). Haverá uma entrevista coletiva com lideranças do movimento indígena (representando as organizações indígenas regionais e o movimento de mulheres indígenas) e com um representante do Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas. Na entrevista será apresentado o calendário do abril indígena e feita uma análise da atual política indigenista do Governo Lula.
A programação do Acampamento está dividida em:
3 de abril:
Encontro preparatório do acampamento com a participação de lideranças da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e representantes do Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas.
4 a 6 de abril:
Acampamento Terra Livre, na Esplanada dos Ministérios, Brasília-DF.
4 e 5 de abril:
Grupos temáticos (terra e demarcação, sustentabilidade, saúde e direitos indígenas no Congresso Nacional).
Plenária com aprovação do Documento Final
5 de abril, tarde:
Discussão sobre a recém criada Comissão Nacional de Política Indigenista; as estratégias para o próximo ano e a Conferência Nacional da Funai.
6 de abril, 10h:
Audiência pública, no Senado Federal, sobre a situação atual dos direitos indígenas no Brasil.
6 de abril, tarde:
Resultados do Acampamento Terra Livre, seguido de Ato Público.
O Documento Final do 2º Acampamento Terra Livre, realizado em 2005, pode ser acessado em: http://www.coiab.com.br/jornal.php?id=300.
Além do Acampamento Terra Livre, o calendário do Abril Indígena terá uma série de atividades e manifestações por todo o Brasil:
* 1 e 2 de abril: Encontro Nacional de Mulheres Indígenas em Brasília;
* 15 de abril: Comemoração de um ano da Homologação Raposa Serra do Sol, Roraima;
* 19 de abril: Semana dos Povos Indígenas > mobilização nos estados planejadas durante o Acampamento Terra Livre;
* 20 a 23 de abril: Participação no Fórum Social Brasileiro, Recife;
* 21 a 26 abril: Assembléia do Coiab, Roraima.
Brasília, 28 de março de 2006.
Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas (FDDI)
Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib)
Contatos para outras informações:
Paulino Montejo
Assessor de Imprensa
Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab)
(61) 3323 5068/
www.coiab.com.br
Cristiano Navarro
Assessor de Imprensa
Conselho Indigenista Missionário (Cimi)
(61) 21061650/ 9979 7059
www.cimi.org.br
Edvard Dias Magalhães
Assessor de Comunicação
Centro de Trabalho Indigenista (CTI)
www.trabalhoindigenista.org.br