Exposição mostra cultura indígena
Mãos da mata
J. Rosha
Manaus/AM – Comidas típicas, artesanato, pinturas, músicas e danças tradicionais de 17 povos indígenas do Amazonas fizeram parte da exposição indígena “Mãos da Mata – Pú Kaa”, realizada entre os dias 09 e 12 de fevereiro na praça da Saudade, no centro de Manaus. A iniciativa foi da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho.
O evento resultou da mobilização das organizações e famílias indígenas de Manaus iniciada em abril do ano passado, por ocasião da Semana dos Povos Indígenas, com apoio da Pastoral Indigenista da Arquidiocese de Manaus e Cimi Norte I. Buscando sensibilizar as autoridades para os problemas que lhes afetam os indígenas reuniram-se com o prefeito Serafim Corrêa a quem apresentaram propostas para serem implementadas pelo poder público municipal. Eles apontaram ao prefeito problemas nas áreas de saúde, moradia, educação e emprego. Na ocasião, Serafim Correa comprometeu-se em atendê-los na medida do possível.
Ao longo de 2005, o secretário Jéferson Praia, da pasta do trabalho e geração de renda, reuniu-se por diversas vezes com os indígenas, ouviu suas reivindicações e traçou com eles os planos para possibilitar atividades que lhes permitisse vender artesanato e outros produtos. A Secretaria do Trabalho também promoveu mensalmente feiras com participação de indígenas e não indígenas, além cursos de qualificação para aprimorar a confecção dos artesanatos, tornando-os mais atrativos e competitivos.
Para os próximos meses, outras feiras cursos serão realizados, como piscicultura, associativismo e informática, conforme explicou Margareth Cerqueira, coordenadora da exposição na Praça da Saudade. Ela disse que a exposição “Mãos da Mata – Pú Kaa”, é a primeira a reunir somente indígenas de Manaus e está em fase de experiência. “O projeto da secretaria prevê a realização outras feiras e acompanhamento dos navios de cruzeiro que passam por Manaus. Essa iniciativa é uma oportunidade para divulgarmos os trabalhos dos indígenas e a cultura do Amazonas”, disse Margareth.
Desta exposição participaram indígenas Apurinã, Arapaso, Baniwa, Baré, Dessano, Kambeba, Marubo, Munduruku, Mura, Pira-tapuia, Sateré Mawé, Tariano, Tikuna, Tukano, Wanano, Wai-wai e Wapixana.