Atos públicos lembrarão Dorothy Stang
No próximo dia 12 de fevereiro (domingo), nas cidades de Anapú e Belém, Pará, serão realizados atos públicos em memória de Dorothy Stang, assassinada nesta mesma data em 2005. Os participantes ainda pedirão justiça e reforma agrária. A iniciativa é da Comissão Pastoral da Terra, Comitê Dorothy, Irmãs de Notre Dame de Namur, Igrejas, movimentos sociais e organizações.
Programação
Em Anapú, Pará
8 horas – Missa na Igreja de Santa Luzia, celebrada por Dom Erwin Krautler, bispo do Xingu. Ele foi o bispo de Dorothy Stang
9 horas – Exposição de várias entidades no Centro de Cultura e Lazer Ir. Dorothy Stang
14 horas – Ato Público no Centro de Cultura e Lazer Ir. Dorothy Stang. Em seguida haverá uma passeata pela cidade de Anapú, que se encerrará com uma celebração ecumênica no túmulo de Dorothy, no Centro São Rafael.
20 horas – Inauguração da placa luminosa no Centro de Cultura e Lazer Irmã Dorothy Stang
Em Belém, Pará
Ato público com caminhada contra a violência e impunidade no campo, a favor da reforma agrária e pelos trabalhadores de Anapú (trajeto: do Centro Arquitetônico de Nazaré até a Praça da República)
8 horas – Concentração no CAN (Centro Arquitetônico de Nazaré). Caminhada até a Praça da República.
19 horas – Missa de 1º ano do martírio de Dorothy, na Paróquia Sta. Maria Gorethy – Guamá. Ela será celebrada por D. Orani Tempesta (arcebispo de Belém)
Irmã Dorothy Stang foi assassinada em 12 de fevereiro de 2005, no município de Anapú, Pará. Ao lado dos trabalhadores rurais, de religiosos e da CPT, ela lutou pela implantação dos projetos de desenvolvimento sustentável, os chamados PDSs, para o assentamento de famílias de agricultores. Sua iniciativa afetou os interesses de grileiros e madeireiros da região, que sempre ameaçaram matá-la. A missionária era da congregação das Irmãs de Notre Dame de Namur e ajudou a organizar a CPT na região. Dorothy Stang morreu aos 73 anos, depois de ter vivido no Brasil por mais de 30 anos.
Informações: 91 3230-2433 (Comitê Dorothy), 91 3226-6491 (CPT), 91 8164 7145 (Alcidema), 91 88392600 (Francisco).
Assessoria de Comunicação
Comissão Pastoral da Terra
Secretaria Nacional – Goiânia, Goiás.
Fone 62 4008-6406 ou 4008-6466