Sepé Tiaraju representa mudanças sociais, diz pesquisadora
“Cada vez mais, a figura de Sepé se afasta das facções conservadoras da sociedade e se aproxima dos movimentos sociais do campo e dos excluídos em geral”. Essa é a análise da pesquisadora Ceres Brum, professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (RS). Ceres abriu as atividades do Acampamento da Via Campesina nesta manhã (05/02), abordando o processo da transformação da figura histórica de Sepé Tiaraju
Para
Foi atribuído à Sepé tal sentimento de revolucionário que, na década de 50, pesquisadores do Instituto Histórico Geográfico do Rio Grande do Sul embargaram a construção de um monumento em homenagem a Sepé. “Estávamos
Outro ponto que chama a atenção é, mesmo depois de 250 anos de morte, a diversidade de pessoas que o líder indígena ainda inspira é grande e chega a ser contraditória. A pesquisadora utiliza, como exemplo, os movimentos sociais do campo e ao latifundiários tradicionais, dois setores que envocam junto de si a luta travada pelo guarani. Na marcha da Via Campesina
Acampamento
Instaladas no Parque Tradicionalista de São Gabriel, os cinco mil participantes estão divididos em quatro acampamentos: o indígena, da juventude, da Via Campesina e dos Quilombolas. A juventude foi o primeiro a iniciar suas atividades, no dia 03. Na manhã de sábado, 4, os 700 jovens presentes assistiram a uma palestra sobre a história dos Sete Povos das Missões e de Sepé Tiaraju, dando prosseguimento com grupos de estudos durante a tarde. A organização do Acampamento da Juventude é um dos pontos altos da estrutura: os participantes são divididos em sete grupos, remetendo às sete reduções que formavam as Missões. Essa divisão é a que organiza desde os grupos de estudo e de discussão até as refeições.
Atividades até terça-feira, dia 7
As atividades seguem até a próxima terça-feira.
Na segunda-feira, o acampamento da Via Campesina realiza análise de conjuntura e pretende relacionar a luta dos camponeses com a luta travada por Sepé pela terra.. Pela manhã ocorrem palestras e, à tarde, serão realizados grupo de estudos.
O acampamento da juventude mantém a discussão em grupos para propor alternativas para os problemas que vivenciam os jovens.
Os indígenas também terão um dia de propostas de encaminhamentos para resolver os problemas apontados no debate dos dois primeiros dias.
No dia 7 as atividades serão encerradas com uma marcha que irá da entrada de São Gabriel até o local onde Sepé foi morto, chamado Sanga da Bica. Para ver a programação completa dos encontros e as atividades festivas de encerramento visite www.projetosepetiaraju.org.br.