28/12/2005

Kaingang são presos por protestarem em Santa Catarina

Sete lideranças do povo Kaingang foram surpreendidas com voz de prisão, por volta das 14 horas de hoje (27/12), na Polícia Federal de Chapecó, quando se apresentaram de livre e espontânea vontade para dar testemunho sobre a manifestação que fizeram há uma semana (dia 20), quando interditaram a rodovia estadual que corta a terra indígena Toldo Chimbangue.


 


O fechamento da rodovia tinha como intuito pressionar para que a Funai indenizasse as benfeitorias de 16 famílias ocupantes de sua terra, já demarcada, para que elas saiam dali.


 


Os Kaingang se apresentaram ontem (dia 27) à Polícia Federal depois que receberam a notícia pela Funai de que se tratava de uma convocação apenas para prestar depoimento. No entanto, ao chegar na delegacia, as lideranças se depararam com uma ordem de prisão. Entre os presos estão os caciques Idalino, da terra Toldo Chimbangue, e Lauri Alves, da terra Toldo Pinhal. Este último sequer esteve presente na manifestação.


 


Os Kaingang estão detidos na delegacia da Polícia Federal em Chapecó e devem ser transferidos para a cadeia regional de Chapecó.


 


Brasília, 28 de dezembro de 2005.


 


Cimi – Conselho Indigenista Missionário


 

Fonte: Cimi
Share this: