Guarani Kaiowá expulsam de suas terras invasores que cortavam madeira ilegal
Lideranças do povo Guarani Kaiowá apreenderam dois tratores e diversos maquinários que trabalhavam dentro de sua terra tradicional, Nhanderu Marangatu, município Antônio João (MS), na extração ilegal de madeira. Os invasores foram expulsos por um grupo de Guarani Kaiowá no último dia 14 de outubro.
Um levantamento da polícia ambiental de Bela Vista (município próximo) aponta que os invasores já haviam devastado por volta de 65 dos 9.300 hectares da terra indígena.
Os invasores têm intimidado constantemente as lideranças Guarani Kaiowá para que devolvam as máquinas. A última intimidação aconteceu na tarde de ontem (dia 23), quando Hamilton Guarani Kaiowá foi ameaçado pelo mesmo grupo. A polícia ambiental já foi avisada e prometeu retirar o maquinário do local o mais breve possível.
Como reparação pelo dano causado pelos invasores, os Guarani Kaiowá reivindicaram junto ao ministério público a posse dos dois tratores.
Os Guarani Kaiowá denunciam ainda que os invasores contrabandeiam gado vindo do Paraguai via as terras indígenas que ocupam ilegalmente. O contrabando de gado é um dos principais fatores de contaminação do gado brasileiro por febre aftosa