Greve de fome de Dom Luís chega ao fim
Dom Luís Cappio, bispo de Barra, Bahia, suspendeu hoje (6), na parte da tarde, sua greve de fome contra a transposição do rio São Francisco e a favor de sua revitalização. O bispo terminou a greve depois de chegar a um acordo com o Governo Federal, que enviou o ministro Jacques Wagner para negociar com ele. O projeto de transposição foi suspenso para que seja feito um debate, envolvendo as comunidades locais e toda a sociedade, em torno de um projeto de desenvolvimento para o semi-árido e de revitalização do rio.
O ministro se reuniu com o bispo, pela manhã, por cerca de uma hora, para apresentar a proposta do Governo Federal. Na parte da tarde, Dom Luís se encontrou com representantes de entidades e movimentos. Foi apresentada a contra-proposta que foi aceita pelo governo.
O bispo entrou em greve de fome no último dia 26 de setembro, na capela São Sebastião, na fazenda Bela Vista, também conhecida como Roça do Seu Lídio. A capela fica próxima ao rio São Francisco, em frente à Ilha da Assunção, a 3 quilômetros de Cabrobó, Pernambuco. Durante os 11 dias, Dom Luís Cappio bebeu apenas a água do Rio. Cabrobó foi a cidade escolhida porque é de lá que o governo pretendia iniciar as obras e construir uma das tomadas de água para a transposição (Eixo Norte).
Informações: Marilda Ferra (71) 9968-3672 ou Ruben Siqueira (71) 9198-2156
Assessoria de comunicação CPT
Comissão Pastoral da Terra
Assessoria de comunicação