4 de outubro – Manifestações pela vida de Dom Luiz Cappio e pela vida do rio São Francisco
Amanhã, dia 4 de outubro, manifestações em apoio ao Bispo Dom Luiz Cappio e contra a transposição do rio São Francisco acontecem em diversos locais do país, somando vozes no movimento pela revitalização do rio. A data ganha importância especial por ser dia em que os fiéis comemoram o dia de São Francisco e por ser o dia em que Dom Luiz comemora 59 anos.
Enviamos abaixo a programação que será realizada nas cidades de Cabrobó, em Pernambuco, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e em Belo Horizonte, Pirapora e Buritizeiro, Minas Gerais.
Em Cabrobó, PE: Toré, caminhada e celebração na Igreja onde está Dom Luiz Cappio
Na região onde Dom Luiz realiza seu ato de resistência à transposição, a programação começa às 4h30 da madrugada. Um ofício e a realização do toré por povos indígenas da região – Truká, Tumba-lá-lá, Xukuru, Kambiwá, Atikum e Tingui-Boto – serão seguidos por uma caminhada e por uma celebração eucarística. O dia termina com uma Assembléia dos povos do semi-árido.
Programação
4:30 Alvorada Saindo da Igreja Matriz de Cabrobó
6:00 Chegada ao Cruzeiro (perto do Posto Limarques)
– Oficio Divino das Comunidades
– Toré ( Truká, Tumba-lá-lá, Xukuru, Kambiwá,Atikum e Tingui-Boto)
7:00 Caminhada: Do Cruzeiro até a Capela de São Sebastião (Músicas, poesias e cartas de apoio serem lidas e cantadas)
10:00 Celebração Eucarística na capela de São Sebastião.( realizada pelos bispos e sacerdotes de várias dioceses do Brasil que estarão presentes)
13:00 Assembléia dos povos do semi-árido: falas, músicas e leitura da carta do semi-árido
Contato (Cimi): Roberto Saraiva – (87) 9626 7311
Belo Horizonte, MG: Ato público e vigília
A partir das 11:30h, na Praça da Liberdade, diante do Palácio do governo estadual, em Belo Horizonte, será realizado um ato público, seguido de uma vigília CONTRA A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO, em SOLIDARIEDADE ao bispo DOM LUIZ FLÁVIO CAPPIO e pela vida dele.
Venha participar conosco!
Traga faixas, cartazes, convide os amigos e amigas.
Vamos exigir que o governo Lula desista do projeto de TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO, que é insano, irresponsável, absurdo, faraônico, último negócio da indústria da seca e quer ser o primeiro grande negócio do hidronegócio.
Convocam o ato a COORDENAÇÃO de CPT, CEBI, ASMARE, SINFRAJUPE, ISTA, entre outras entidades
Contato (organização): Frei Gilvander (031 9119 7061), Ir. Julieta (cel: 031 9753 7521), Pe. Henrique (tel: 031 3372 0335), Frei Messias (9178 8985) [email protected]
Pirapora e Buritizeiro, MG: Movimentos sociais em manifesto pela vida
A partir das 8 horas da manhã do dia 4 de outubro, se encontrarão na Ponte Velha metalúrgicos, estudantes, professores, trabalhadores sem terra e pescadores dos municípios de Pirapora e Buritizeiro, unidos contra os destruidores do Rio São Francisco farão um manifesto pela vida do Rio São Francisco. organizado
O manifesto está sendo pelo Comitê de Luta em Defesa do São Francisco e ocorrerá também em outras localidades ao longo da Bacia do Rio.
Contatos (organização): Alexandre Gonçalves- agente da CPT –Norte de Minas (38) 37412416/ 37413444
Audiério Pereira (38) 99538713
Dílson Silva (38) 99592416
Letícia Rocha- agente da CPT-BH (31) 3466-0202
Porto Alegre, RS: Ato ecumênico
As Pastorais Sociais do Rio Grande do Sul realizam nesta terça, às 10h30, na Capela da Assembléia Legislativa, uma celebração ecumênica em solidariedade a Dom Frei Luiz Flávio Cappio.
São aguardados os movimentos sociais, a Família Franciscana do RS, pastorais, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e Igrejas. Além da manifestação de solidariedade, o ato também tem o objetivo de protestar contra o projeto de transposição do rio.
Lideranças indígenas e o Cimi também participarão do ato.
Contato (Cimi): Roberto Liebgott – (51) 96274540/ 32455040
Para saber mais sobre os IMPACTOS da transposição do São Francisco na vida dos povos indígenas, clique aqui