Solidariedade da CNBB para com a Missão Surumu
Segunda: 19 de setembro de 2005
A presidência da CNBB enviou ao bispo de Roraima, Dom Roque Paloschi. Segue a carta:
Para
Dom Roque Paloschi
Bispo de Roraima
Boa Vista – RO
Estimado Dom Roque,
A CNBB recebeu sua carta-fax de 17 de setembro, informando que a Missão Surumu foi destruída na madrugada desse mesmo dia 17 de setembro. A Igreja foi queimada e houve saque e destruição pelo fogo também das demais dependências da Missão, inclusive da casa das Irmãs da Consolata, do Hospital, da Escola e do Centro de Formação da Cultura Raposa Serra do Sol. Houve também agressão física e espancamento de um professor do SENAI, que ministrava curso de mecânica, em parceria com a Diocese de Roraima e a Missão Surumu.
Pela CNBB manifestamos o mais veemente repúdio contra este ato de vandalismo, que se inscreve no contexto das resistências contra a homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, causa abertamente apoiada pela Igreja Católica através dessa Diocese e da CNBB.
Ao mesmo tempo que manifestamos a solidariedade da CNBB para com a Missão Surumu e a Diocese de Roraima, fazemos apelo às Autoridades competentes para que sejam tomadas as providências necessárias para elucidar esses fatos lamentáveis e para que, no futuro, não seja necessário lamentar novos fatos semelhantes na Região.
Manifestamos nossa esperança que a homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol possa levar paz e convivência serena às populações que vivem na área; ao mesmo tempo encorajamos a Diocese de Roraima e as organizações e iniciativas locais da Igreja para que não se deixem abater na sua dedicação missionária junto aos povos indígenas de Raraima.
Receba as manifestações de nossa fraterna estima e o apreço da CNBB
Cardeal Geraldo Majella Agnelo
Arcebispo de São Salvador da Bahia
Presidente da CNBB
Dom Antônio Celso de Queirós
Bispo de Catanduva, SP
Vice-Presidente da CNBB
Dom Odilo Pedro Scherer
Bispo Auxiliar de São Paulo
Secretário Geral da CNBB