22/08/2005
Povo Maxakali resiste na área retomada
As 35 famílias Maxakali que retomaram suas terras na quinta-feira, dia 18, continuam firmes na área retomada, no muncípio de Santa Helena de Minas, nordeste do Estado de Minas Gerais, no vale do Mucuri. Segundo o povo Maxakali, esta terra foi invadida a mais de 50 anos atrás por funcionários do antigo SPI.
O clima na cidade de Santa Helena de Minas é bastante tenso. Já se encontram a caminho da área retomada o Administrador Regional da FUNAI em Governador Valadares, Waldemar Adilson Krenak e o chefe de Posto de Água Boa, também chamado Adilson. Não se sabe ainda qual será o posicionamento da Funai.
A imprensa noticiou que os Maxakali mantinham três pessoas como reféns, o que não é verdade. Os mais de 160 Maxakali fizeram tudo de forma pacífica e deram cinco dias de prazo para que o fazendeiro e sua família tirassem os seus pertences do interior da área. Este prazo finda amanhã.
A equipe do Cimi na região foi informada que um grupo de policiais de Águas Formosas -município sede da comarca, localizado a 45 km de Santa Helena de Minas – foi deslocado para a fazenda e está na entrada da mesma.
O acesso à área retomada é díficil, existe uma única estrada e que passa dentro de outras fazendas, e as informações que chegam até a equipe são dos próprios Maxakali. O município de Santa Helena de Minas fica a nove quilômetros da terra Maxakali.