26/06/2005
Indígena morto em retomada durante madrugada de domingo
Um indígena foi morto e pelo menos dois outros estão feridos após reação de fazendeiros a uma retomada de terras realizada por indígenas Guarani Nhandeva. A retomada aconteceu no tekoha (terra tradicional Guarani) Sombrerito, no município de Sete Quedas, a cerca de 300 km de Campo Grande, MS. O conflito ocorreu na na madrugada de hoje (dia 26). A fazenda retomada é chamada de Fazenda Floresta.
Polícia Federal , Ministério Público Federal e Funasa foram informados. De acordo com o capitão (cacique) Rosalino, da aldeia mais próxima à retimada, a Polícia Federal já está se dirigindo ao local. A Funasa aguarda o deslocamento da Polícia Ferderal para retirar o corpo.
De acordo com os indígenas, há outros feridos e duas lideranças estão retidas pelos fazendeiros, que exigem a saída dos Guarani da área retomada para libertá-los. Um dos indígenas presos, chamado Silvio Iturbe, está ferido no olho.
O caminhão que transportava os indígenas foi queimado.
O capitão Rosalino, afirmou, bastante nervoso, que “Derramamos nosso sangue pela terra de todos os nossos irmãos Guarani. Precisamos que a Funai tire todos os invasores de nossas terras”.
O Cimi reafirma sua indignação com mais este episódio de violência ligado à dramática situação de falta de condicões de vida e, principalmente, de falta de terras em que os Guarani são obrigados a viver. As terras, condição para a vida dos Guarani, lhes tem sido negadas há décadas.