15/04/2005

Índio quer Paz

 


A comunidade Indígena Pataxó  Hã-Hã-Hãe está desenvolvendo, desde o dia 11 deste me,s uma campanha denominada: “Índio quer Paz”, que conta com o apoio das entidades indigenistas: Conselho Indigenista Missionário – CIMI, Associação Nacional de Ação Indigenista – ANAÍ e a Thydêwá.


 


A Campanha visa reverter o quadro de violência e preconceito criado ao longo destes anos contra o povo Pataxó Hã-Hã-Hãe como também o clima de tensão estabelecido em toda esta região devido aos graves conflitos pela disputa da área Caramuru- Catarina- Paragussu  pertencente aos Pataxó Hã-Hã-Hãe.


 


A campanha esta sendo desenvolvida nos três municípios onde se encontra a reserva Caramuru (Pau Brasil, Itajú do Colônia e Camacan) com atividades culturais, intercâmbios entre escolas destes municípios, um diálogo intercultural com mais de 10 mil alunos buscando alianças pela paz, visando uma nova consciência de respeito, não discriminação e não violência; Discussão e diálogos com os prefeitos, secretárias de educação dos referidos municípios e culminará com a assinatura de uma carta compromisso pela Paz, a ser feita no dia 19 de abril (Dia do Índio e Aniversário do município de Pau Brasil), a Carta compromisso deverá ser assinada por representantes e lideranças da comunidade Pataxó Hã-Hã-Hãe, Prefeitos dos três municípios, Câmaras de Vereadores, Igrejas Evangélica e Católica, Entidades Indigenistas, Polícia Militar, Civil e outras autoridades e segmentos da sociedade civil organizada destes municípios, intermediada pelo Ministério Público da Bahia. Existe também a possibilidade da inclusão do município de Jussari.


 


A programação do dia 19 de abril, está assim proposta: a partir das 10:00 manifestações na aldeia Caramuru, com apresentação do toré,  manifestação dos presentes sobre a proposta de Paz, plantio de mudas de Pau Brasil como simbologia emblemática do compromisso pela paz e uma degustação da culinária indígena;  A partir das 14:00 concentração na Praça Marechal Costa e Silva (praça da feira) para a passeata pela paz pelas principais ruas de Pau Brasil; 15:00 inicio da passeata com termino previsto em frente ao Centro Administrativo onde será assinada a Carta Compromisso pela Paz e o plantio de uma muda de Pau Brasil como símbolo deste compromisso.


 


Uma cultura de Paz, só se efetiva a partir do respeito aos outros, respeito à diversidade étnica e do respeito e promoção da vida. Vida plena para todos. O direito do povo Pataxó Hã-Hã-Hãe ao usufruto exclusivo do território que tradicionalmente sempre ocuparam, a terra Indígena Caramuru- Catarina- Paraguassu, conforme preceitua o artigo 231, da Constituição Federal, é sem duvida um gesto de Justiça, e sendo a Paz fruto da Justiça, e portanto a busca pela Paz não significa a renúncia a Justiça, a Igualdade, a Fraternidade e a Liberdade.


 


“O primeiro passo para a construção de novas formas de relação entre as pessoas, entre os povos, entre as culturas, entre as nações é começara a repensar os valores, os conceitos, os preconceitos e concepções pejorativas, discriminatórias e prepotentes que fomos levados a assumir como verdadeiros diante do outras culturas, de outros povos, diante dos mais pobres. As diferenças não são ameaçadoras mas são uma grande riqueza em termos de possibilidades de existência humana. Devemos sempre cultivar o espírito solidário que não admite a submissão, o desrespeito, o preconceito, a injustiça praticada contra qualquer ser humano. Precisamos nos comprometer com a solidariedade, porque esta gera honestidade, justiça, respeito, amor e PAZ”,      Texto retirado do folder da semana dos povos Indígenas – 2005 do Cimi”


 


 


 


Conselho Indigenista Missionário – Equipe Itabuna


 


 


 

Fonte: Cimi
Share this: