Tupinambá da Serra do Padeiro fazem nova retomada
Na madrugada do dia 08/12/2004, a comunidade dos Tupinambá de Serra do Padeiro, que vive no município de Buerarema, na Bahia, retomou uma fazenda Futurama, de aproximadamente 270 hectares.
Cerca de 50 índios ocuparam a fazenda, que fica no município de Uma e estava em poder de Gildo Lisboa Neto. Segundo informações dos índios, a ocupação foi pacífica e a fazenda estava abandonada há algum tempo. Ela era utilizada apenas para a retirada de madeira, fato já denunciado pela comunidade.
Na manhã do daí 8, o clima era de tranqüilidade, mas logo depois do meio dia os índios informaram que o fazendeiro procurou a Funai, dando um prazo de 24 horas para que os índios saíssem dela.
Até a tarde se hoje (dia 10), a Funai ainda não tinha ido até a retomada.
Além do objetivo de reaver suas terras tradicionais, a retomada pretende pressionar a Funai para que apresse a conclusão do relatório do Grupo Técnico responsável pelo estudo antropológico e fundiário da terra dos Tupinambá. Os estudos foram feitos de abril a maio deste ano.
Os Tupinambá da Serra do Padeiro estiveram em Brasília durante o mês de novembro para reivindicar agilidade na entrega do Relatório. A Funai, através de Artur Nobre Mendes, do Departamento de Estudos Fundiários, garantiu o relatório seria entregue até dezembro. Sem resposta da Funai até agora, o grupo decidiu retomar a terra.
A fazenda Futurama fica ao lado da fazenda Bagaço Grosso, outra ocupação feita pelos Tupinambá no mês de abril deste ano.
Equipe Pataxó Hã-Hã-Hãe