19/06/2004

Os tribais/povos indígenas na Índia

Os tribais/povos indígenas na Índia

 

Na Índia essas etnias nativas são conhecidas como “tribales”. Eles constituem até hoje uma parte significativa da população. Não existem dados exatos com relação ao número de povos/etnias/tribales, pois é um fenômeno sociológico dinâmico como acontece na maior parte do mundo e também no Brasil.

Os números variam de 8 a 16% da população da Índia. Ou seja, são de 80 a 160 milhões de pessoas. Eles pertencem a aproximadamente 400 grupos étnicos/povos. Existem estatísticas que elevam esses números para muito mais, falando em milhares de grupos étnicos.

            Independentemente das estatísticas, os tribales são uma realidade marcante, tendo hoje importantes enfrentamentos com os exploradores de minérios, madeira e a construção de grandes obras como hidrelétricas e estradas. Como em muitas partes do mundo, eles sofrem os fortes impactos do tipo de desenvolvimento comandado pelo capitalismo neoliberal, que ocasiona a invasão de suas terras, o saque dos recursos naturais e põem em marcha um processo de expulsão de suas terras. Na Índia os tribales têm assegurado para seus povos em torno de 30% do território do país. Mas, na prática, como afirma o jesuíta Pe. Louis Prakash, importante figura na luta social no país, os tribales têm efetivamente posse de apenas 10%. Mesmo assim, existem projetos de lei no parlamento para suprimir esse direito dos tribales à terra, garantida na Constituição do país em 1948, e em vigor até hoje.

Os problemas enfrentados pelos milhões de indígenas da Índia são semelhantes à maioria dos países do continente americano: invasão e esbulho das terras, migrações e expulsão para as cidades,  violência e discriminação, alcoolismo e desestruturação social.

 

Organização política

            Apesar de todas essas agressões e do grande número deles expulsos de suas terras, conforme o Pe. Varghesi, diretor da Cáritas em Nova Deli, os tribales têm hoje um importante processo organizativo e de luta pelos seus direitos.

            Dos seis Estados do Nordeste da Índia, cinco são constituídos só de tribales e apenas um deles existe a mescla de população tribais e não tribais. Nesse estados têm uma certa administração autônoma, ou já constituída ou em curso.

Eles também mantêm redes de organizações regionais que está articulada numa plataforma nacional, chamada Rede Tribal.

 

Os índios urbanos

Em pleno coração de Mumbai, num pequeno refúgio verde, sobrevivem vários indígenas, expulsos de suas terras. Conforme denunciado no Fórum, numa Conferência sobre os “Desplaçamentos”, as migrações forçadas e expulsões de populações no mundo inteiro. Na Índia em várias situações indígenas já foram expulsos por três vezes numa mesma geração.

Visitamos um grupo indígena numa periferia, uma favela nos entornos de Nova Deli. Eles foram trazidos para ali para trabalhar na construção civil, pois sabem muito bem lidar e manejar com o bambu que é um dos materiais muito utilizados como andaimes na construção civil. Faz dez anos que estão ali. Vieram da região central da Índia. Como eles, são milhões de indígenas que estão nos grandes centros urbanos, com mais de 10 milhões de habitantes.

Fonte: cimi
Share this: