19/06/2004

O ensino superior para os povos indígenas

Estão surgindo nos últimos tempos, várias propostas de ensino superior para indígenas, algumas assegurando cotas individuais nas Universidades e pelo menos duas propostas de criação de Universidades Indígenas.

Há também várias Universidades Federais e Estaduais oferecendo cursos para professores indígenas.

Em relação à oferta de cotas, parece-nos que elas não resolvem os problemas da demanda e agravam a situação de discriminação uma vez que se garante o acesso de alguns índios, mas não se pensa em como assegurar a permanência deles nos quatro ou cinco anos de estudos subseqüentes. Além disso, esse indígena será tratado de maneira massificada, pois terá de se adequar ao sistema próprio de uma outra sociedade, que vai formá-lo, portanto, para a sociedade não-indígena. Acresce-se a isso o fato de que esse indígena ficará longe de seu povo por um longo período. Isso traz como conseqüências o distanciamento de seu povo, de suas bases originais, de sua família, sua cultura, aproximando-os cada vez mais de nossa sociedade, o que dificulta a sua volta e inserção na comunidade de origem.

Os chamados cursos seqüenciais. “normal superior”, oferecidos pelas Universidades Públicas para professores e professoras indígenas têm um formato inadequado, pois não atendem às necessidades desses professores/as que ficam perambulando por vários cursos sem nenhum acompanhamento das Universidades. As exigências burocráticas colocadas por algumas Universidades inviabilizam o acesso dos índios a esses cursos. Além do mais esses cursos não oferecem diplomas, somente certificados que não acrescentam nada aos professores que já fizeram o magistério.

Em relação às propostas das Universidades Indígenas, uma elaborada pelo MEC/SeSu e outra apresentada pelo Dep. Federal Carlos Abicalil, indagamos:

Em que medida estas propostas estão sendo discutidas pelos povos indígenas  e suas comunidades?

Em que medida elas estão projetadas numa perspectiva de fortalecimento dos projetos de vida dos povos indígenas, como devem ser todos os processos educacionais oferecidos para esses povos?

Preocupa-nos o fato de o Ensino Superior estar sendo discutido de forma fracionada e desarticulado das discussões que são feitas a respeito do Ensino Fundamental e Médio, não se pensando um sistema continuado de educação escolar indígena. Há questões não resolvidas ainda a respeito da segunda fase do Ensino Fundamental e Ensino Médio, sendo incipiente o estado dessa reflexão.

Por último há que se pensar o que significa a presença dos povos indígenas na Universidade, uma vez que há a necessidade dessa Instituição ser repensada quanto ao seu papel mesmo para a nossa sociedade. 

Dezembro/2003

Fonte: ANE-Cimi
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