Nota do Cimi: Adeus a Aloys Wellen, formador de advogados indigenistas e defensor das propostas indígenas na Constituinte
Aloys é o patrono da criação da assessoria jurídica do Regional Nordeste e teve fundamental importância à causa indígena durante a Constituinte de 1987-1988
É com muito pesar que recebemos a notícia da partida do querido professor Dr. Aloys Wellen. Nosso querido Aloys encantou-se neste sábado, 12, depois de uma vida dedicada ao Direto, ao ensino desta disciplina e à aplicação dela por uma sociedade plural e plena na garantia de direitos a favor da vida.
Comprometido com a defesa dos direitos dos povos indígenas no Brasil, em especial na região Nordeste, Aloys foi – nos anos 1980 – , um verdadeiro patrono da criação da assessoria jurídica do Regional Nordeste do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), com a qual contribuiu com todo empenho e gratuidade.
Esteve presente com entusiasmo na formação dos primeiros quadros de advogados defensores dos direitos indígenas e participou de reuniões nacionais da assessoria jurídica do Cimi, em Brasília.
Nos anos de 1987 e 1988, se envolveu ativamente na defesa das propostas indígenas para a nova Constituição Federal, inclusive visitando pessoalmente gabinetes de parlamentares constituintes, com os quais argumentou firmemente em favor do respeito à dignidade daqueles povos.
Sua partida representa uma grande perda pessoal para seus familiares e amigos. Mas seu legado permanecerá na memória daqueles que com ele conviveram, que leram seus escritos, e que com ele compartilharam do seu sonho de um mundo solidário, de paz e justiça social.
Descanse em Paz, amigo Aloys!
Cimi Regional Nordeste
Domingo, 13 de abril de 2025