24/03/2023

Território Krenyê recebe placas de demarcação da Funai após semana de lutas

A instalação das placas de delimitação de Terra Indígena ocorreu na última quarta-feira (22)

Foto: Fábio Costa / Cimi Regional Maranhão

Foto: Fábio Costa / Cimi Regional Maranhão

Por Jesica Carvalho, da Assessoria de Comunicação do Cimi Regional Maranhão

Após cinco anos de demarcação do território, ocorrido em 2018, o povo Krenyê conseguiu a colocação das placas de delimitação de Terra Indígena, na última quarta-feira (22), fruto de intensas manifestações da “Semana de Lutas: pelo direito de viver em nossos territórios”, que aconteceu entre os dias 27 de fevereiro a 3 de março de 2023, realizada pela Teia dos Povos e Comunidades Tradicionais do Maranhão.

Durante a semana de lutas, lideranças de povos indígenas do Maranhão e do Piauí ocuparam a sede da Frente de Proteção Etnoambiental Awa, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), em São Luís, no Maranhão. Já no dia 3 de março, os as lideranças participaram de reunião on-line com a coordenação da Funai, em Brasília, com a apresentação da pauta de reivindicações.

De acordo com Raimundo Krenyê, só a cobrança junto aos demais parentes fez com que ocorresse a delimitação com a instalação as placas no território. “Só foi possível acontecer isso com a proposta e a pressão da gente que teve nessa semana de lutas junto com os povos que tiveram junto para que pudesse ser ouvida a nossa reivindicação”, explica.

“Só aconteceu por pressão da gente, das lutas junto com os povos que tiveram junto para que pudesse ser ouvida a nossa reivindicação”

Foto: Fábio Costa / Cimi Regional Maranhão

Foto: Fábio Costa / Cimi Regional Maranhão

As placas, que chegaram a Terra Indígena Krenyê no último domingo (19), já estavam na Coordenação Regional da Funai no Maranhão, no município de Imperatriz (MA), mas, apenas com as reivindicações, o povo obteve esse resultado. “Esse é o primeiro posicionamento da Funai sobre a regularização da terra com os emplacamentos. Então, isso aconteceu via a gente estar se posicionando e questionando o nosso direito”, acrescentou a liderança Krenyê.

A equipe da Funai chegou à Terra Indígena, na quarta-feira, 22, em três caminhonetes para percorrer o território e realizar a colocação das placas. A operação também foi acompanhada pelas lideranças do povo e por uma equipe do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Maranhão.

Na ocasião, a Funai fez a revisão dos pontos onde estão os marcos demarcatórios. Segundo o povo Krenyê, alguns destes marcos haviam sido removidos por outras pessoas não-indígenas que entram sem permissão no território.

“Esse é o primeiro posicionamento da Funai sobre a regularização da terra com os emplacamentos”

Foto: Fábio Costa / Cimi Regional Maranhão

Foto: Fábio Costa / Cimi Regional Maranhão

 

Demarcação da TI Krenyê

Em 2018, depois de quase 80 anos de expulsão do seu território tradicional, o povo Krenyê conseguiu decisão favorável da Justiça Federal no Maranhão para a destinação de recursos para aquisição de terras para a sua reserva indígena, localizada no município de Tuntum-MA. O referido território foi escolhido, por meio de edital de aquisição de imóveis lançado pela Funai, em 2015. No entanto, devido a morosidade e as negativas da entidade, os Krenyê, com o apoio da Teia dos Povos e Comunidades Tradicionais do Maranhão, ocuparam área em fevereiro do mesmo ano para que houvesse o andamento do processo.

Share this:
Tags: