10/04/2024

Conselho Indigenista Missionário lança documentário “Horizonte aberto: uma história dos 50 anos do Cimi”

Documentário produzido durante Congresso dos 50 anos do Cimi percorre história da entidade, fundada em meio à Ditadura Militar e dedicada a defender os direitos dos povos indígenas

Por Assessoria de Comunicação do Cimi

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) lança, nesta sexta-feira, 5 de abril, o documentário “Horizonte aberto: uma história dos 50 anos do Cimi”. O vídeo será disponibilizado ao público no youtube do Cimi a partir das 16h desta sexta.

Com direção, roteiro e montagem de Ruy Sposati, o documentário reúne uma série de entrevistas e depoimentos que relembram episódios significativos da história do Cimi até 2022, quando a entidade fundada em 1972 celebrou seu cinquentenário.

O surgimento do Cimi, organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), marcou uma inflexão radical e inédita na relação da Igreja Católica com os povos indígenas no Brasil, e uma mudança importante no interior da própria instituição religiosa.

Desde sua fundação, ocorrida em meio à Ditadura Militar e às críticas de antropólogos contra o papel historicamente colonizador da Igreja Católica junto aos povos indígenas, o Cimi buscou amplificar as denúncias contra as violações praticadas e a dura realidade vivenciada por estes povos e comunidades.

Também propôs uma mudança profunda na relação da Igreja com os povos indígenas, abandonando a perspectiva assistencialista e proselitista, e assumindo uma postura de aliança, solidariedade e defesa de seus direitos.

O documentário relembra algumas experiências radicais que antecederam o Cimi, como a das irmãzinhas junto ao povo Tapirapé, e que ajudaram a moldar a mais relevante transformação que a entidade proporcionou: pela primeira vez na história da Igreja, ouvir as comunidades indígenas passou a ser mais importante do que pregar para elas.

A história da entidade é composta por uma multiplicidade de pessoas – missionários e missionárias, religiosos e leigos – que assumiram o compromisso com a causa indígena. Na convivência com os povos originários em todo o país, eles ajudaram a formar o que viria a ser o Cimi, com seus onze regionais e diversas equipes que cobrem quase a totalidade do território nacional.

O documentário percorre uma das trilhas possíveis para contar essa história, indo da fundação, em meio à Ditadura Militar, até o período contemporâneo, em que os povos indígenas lutam pela efetivação e proteção dos direitos conquistados.

São parte importante desta história a articulação das Assembleias de Chefes Indígenas – primeiras reuniões que aproximaram lideranças de diferentes povos e regiões e ajudaram a moldar o que viria a ser o movimento indígena brasileiro contemporâneo – na década de 1970 e a luta pela conquista dos direitos indígenas na Assembleia Constituinte, nos anos 1980.

Também são abordados pela peça audiovisual a repressão e os assassinatos, em especial no período da Ditadura, assim como a criminalização de lideranças e do próprio Cimi, perseguido em muitas ocasiões pela opção de solidariedade aos povos indígenas.

As entrevistas e depoimentos que permeiam o documentário foram registrados durante o Congresso dos 50 anos do Cimi, realizado no Centro de Formação Vicente Cañas, em Luziânia (GO), em novembro de 2022.

Assista ao documentário completo no youtube do Cimi.

Share this:
Tags: