13/04/2022

Jornal Porantim presente no Acampamento Terra Livre 2022

Há quase 44 anos, o único jornal impresso que informa sobre a situação dos povos originários no país segue pautando a resistência secular indígena

Jornal Porantim presente no Acampamento Terra Livre 2022. Foto: Hellen Loures/Cimi

Por Hellen Loures da Assessoria de Comunicação do Cimi

O Jornal Porantim está na 18ª Edição do Acampamento Terra Livre (ATL), trazendo as inúmeras histórias da força e da resistência secular indígena. O ATL2022 começou no dia 04 de abril, em Brasília/DF, e será encerrado amanhã, dia 14. Entre as pautas defendidas pelos indígenas no evento: a demarcação dos territórios e o combate aos projetos da morte. Pautas que permeiam as edições do Jornal Porantim há quase 44 anos.

O Porantim, como único jornal impresso que informa sobre a situação dos povos originários no país, fortalece a rede de apoio e solidariedade à causa indígena no Brasil e no exterior – ao disseminar a realidade a que estão submetidos – e ainda promove o protagonismo dos povos originários por meio da divulgação de suas lutas, seus valores culturais e seus direitos constitucionais, servindo também como um instrumento histórico de denúncia e repúdio contra as violências perpetuadas há anos e contra a omissão do Estado e sua política genocida e integracionista.

“O Porantim é o único jornal impresso que informa sobre a situação dos povos originários no país”

A tenda dispõe da venda de camisas “A causa indígena é de todos nós”, de várias cores e tamanhos.

O jornal busca divulgar, de forma contundente e crítica, os acontecimentos referentes aos povos originários, prestando um valoroso serviço de informação às comunidades indígenas, suas organizações, outras entidades e a sociedade em geral. Além disso, o jornal busca ecoar a voz indígena e trazer suas reivindicações ao debate.

O Cimi disponibilizou edições passadas do jornal para retirada numa tenda localizada próxima ao palco principal do ATL. Lá, também é possível fazer a assinatura do Porantim para contribuir com a causa indígena e receber em primeira mão as informações do Jornal.

A tenda também dispõe da venda de camisas “A causa indígena é de todos nós”, de várias cores e tamanhos. Além disso, é possível (enquanto durarem os estoques) retirar o folder e cartaz da semana dos povos, que traz como tema “Indígenas e Educação” e lema “Educação é um direito, mas tem que ser do nosso jeito”.

“O jornal busca ecoar a voz indígena e trazer suas reivindicações ao debate”

 

Acampamento Terra Livre

Vindos de todas as regiões do país, cerca de 7 mil indígenas de 200 povos, estão acampados para a 18ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL). Com o tema “Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e Aldear a Política”, o evento realizou inúmeros atos no mesmo período em que o Congresso Nacional e o governo federal pautam a votação de projetos que violam os direitos dos povos originários, como o Projeto de Lei 191/2020, que abre as terras indígenas para a mineração.

O ATL 2022 está instalado no complexo da Fundação Nacional de Artes (Funarte), localizado no Eixo Monumental, em Brasília (DF). Após dois anos de pandemia da Covid-19, a mobilização ocupa a capital federal não só por causa da luta dos povos indígenas, mas por todo o povo brasileiro.

“Cerca de 7 mil indígenas de 200 povos, estão acampados para a 18ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL)”

Marcha Demarcação Já, durante o ATL 2022. Foto: Regis Guajajara / ATL2022

Temas como demarcação dos territórios tradicionais, projetos de lei em trâmite no Congresso Nacional, o Recurso Extraordinário com Repercussão Geral aos territórios indígenas, estão sendo debatidos durante todo o Acampamento, além do debate “Aldear a Política: nós pelas que nos antecederam, nós por nós e nós pelas que virão”, que pretende fortalecer indígenas mulheres para as Eleições 2022.

Share this:
Tags: