10/08/2021

II Seminário Povos Originários em Processo de Retomada acontece de modo online em agosto

Evento ocorre entre os dias 11 a 13 de agosto com o tema “Raízes: Racismo, Território, Retomada e Repercussão Geral”

De 11 a 13 de agosto, ocorrerá o II Seminário Povos Originários em Processo de Retomada, de modo virtual, com desenvolvimento do Conselho Indigenista Missionário Regional Maranhão (CIMI-MA), do Grupo de Estudos: Desenvolvimento,Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA), do  Grupo de Estudos e Pesquisas Indígenas e Indigenistas no Maranhão (GEIIMA) e com apoio do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Além da coordenação dos povos Akroá-Gamella do Maranhão, Akroá-Gamella do Piauí, Kariú Kariri, Anapuru Muypurá, Tremembé de Engenho, Tremembé da Raposa e Tupinambá do Maranhão.

O evento propõe a discussão sobre os povos em processo de retomada no Maranhão, com as temáticas desenvolvidas em RAÍZES: “Racismo, Território, Retomada e Repercussão Geral”, com a participação dos povos Akroá-Gamella do Maranhão, Akroá-Gamella do Piauí, Kariú Kariri, Anapuru Muypurá, Tremembé de Engenho, Tremembé da Raposa, Tupinambá do Maranhão e diversos convidados.

O objetivo desta discussão é dar continuidade sobre a temática da retomada das terras, com o diálogo para além do espaço acadêmico, sendo priorizada o protagonismo dos povos originários sobre sua história. Deste modo, eles poderão compartilhar sobre como a conjuntura política afeta a luta dos povos indígenas e ainda sobre a luta em relação aos preconceitos sociais, institucionais que os violentam há séculos – com participação direta do Estado.

A realização do Seminário será por meio do Google Meet, com a transmissão no canal do GEDMMA no YouTube. As inscrições estarão abertas até o dia 11, pela plataforma SIGEVENTOS, e os participantes terão certificados de 20 horas.

Share this:
Tags: