17/03/2021

Agressão aos direitos dos povos indígenas e da natureza foi tema de live do Cimi

Roda de conversa on-line foi transmitida pelas redes sociais nesta quinta (18)

Por Assessoria de Comunicação do Cimi

A ganância avança sobre os territórios indígenas. A mineração, a devastação dos rios, o desmatamento e a violação de direitos assolam o Brasil de Norte a Sul. Com o objetivo de aprofundar a reflexão sobre o assunto e traçar estratégias de ação, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) realizou nesta quinta-feira (18), às 16h, uma roda de conversa on-line com o tema “Agressão aos direitos dos povos indígenas e da natureza”.

Durante o evento, foram ouvidas denúncias e histórias de resistência de quem sofre as violências, além de representantes de organizações sociais que atuam para conter a destruição. O cenário é alarmante: mesmo durante a pandemia, o agronegócio e as corporações transnacionais impõem seus interesses econômicos sobre as Terras Indígenas (TIs) e comunidades tradicionais.

Passando a boiada

Infelizmente, a barganha conquista espaço no poder público. Nas primeiras semanas de 2021, o governo Bolsonaro pediu ao presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL), prioridade na votação do PL 191/2020, que libera a mineração e o garimpo dentro de TIs. Além disso, o PL abre caminho para projetos de petróleo e gás, construção de hidrelétricas, pecuária e plantio de sementes transgênicas. A lista de prioridades do governo federal inclui, ainda, o PL 3729/2004, que facilita o licenciamento ambiental e o PL 2633/2020, da “Regularização fundiária”, mais conhecido como PL da Grilagem.

Esta foi a primeira de uma série de lives que o Cimi realizará quinzenalmente este ano. O evento foi transmitido pelo Youtube e Facebook do Cimi, com retransmissões via organizações parceiras.

Confira os participantes:

1 Antônio Eduardo Oliveira – secretário-executivo do Cimi
2 Guilherme Carvalho – Coordenador da FASE Programa Amazônia
3 Lucélia Leal – cacique do povo Pankará
4 Camila Mudrek – militante do Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM)
5 Geovani Krenak – liderança indígena e vereador em Resplendor (MG)
6 Padre Dário Bossi – missionário comboniano – rede Igrejas e Mineração

Mediação: Luís Ventura (Coletivo de Formação do Cimi)

Share this:
Tags: