04/08/2020

Live debateu ameaças aos povos e territórios indígenas durante a pandemia; assista

Com relatos de lideranças direto dos territórios, debate abordou desafios e apontou caminhos para garantir direitos em meio à pandemia

Por Assessoria de Comunicação do Cimi

O mapa da contaminação não deixa dúvida: o avanço da pandemia entre indígenas está relacionado à usurpação histórica de suas terras. Para trazer luz a esta situação, o Conselho Indigenista Missionário – Cimi realizou uma roda de conversa on-line nesta quinta-feira (6), às 16h, em seus canais no YouTube e Facebook.

O debate abordou a resistência e os desafios enfrentados pelos povos indígenas neste contexto a partir de relatos trazidos direto dos territórios, com a participação Maria Betânia Mota de Jesus, do povo Macuxi e secretária-Geral do Movimento das Mulheres Indígenas do Conselho Indígena de Roraima (CIR); e de Eliseu Lopes, liderança da Aty Guasu – Grande Assembleia Guarani e Kaiowá, do Mato Grosso do Sul.

A coordenadora da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, Eliana Torelly, expôs as principais ameaças aos territórios indígenas em disputa no âmbito legal, além de apontar as ações de destaque do MPF para garantir a sobrevivência e o bem-viver dos povos originários.

O coordenador do Cimi Regional Sul e integrante do Conselho Nacional de Saúde, Roberto Liebgott, levou ao debate um panorama da situação indígena em meio à pandemia, indicando os principais desafios e as principais ações do Cimi e de organizações parceiras para defender os direitos originários destes povos.

A live contou com a mediação de Gilberto Vieira dos Santos, coordenador do Cimi Regional Mato Grosso, e estará aberta à participação de internautas – que poderão enviar perguntas e comentários aos debatedores.

Estado omisso
Enquanto o governo federal negligencia direitos, negando até mesmo acesso à água potável aos indígenas, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil contabiliza mais de 22 mil indígenas contaminados pela covid-19, 625 mortos em decorrência da pandemia e 148 povos afetados.

A pandemia se alastra, sobretudo, nos territórios mais próximos de centros urbanos e entre as comunidades que enfrentam as invasões e a falta de terra. Mesmo em territórios demarcados, a falta de fiscalização transforma madeireiros, garimpeiros e grileiros em vetores frequentes da covid-19 para dentro das aldeias.

A live buscou discutir caminhos para assegurar aos povos indígenas as condições mínimas de saúde e segurança em meio à pandemia e aos ataques aos direitos territoriais dos povos originários, buscando traçar também um breve panorama das iniciativas que tentam forçar o governo federal a agir, como o Projeto de Lei (PL) 1142, que se transformou na Lei Nº 14.021, e a Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 709.

 

Live do Cimi:

Tema: Ameaças aos povos e territórios indígenas durante a pandemia
Data: 06/08
Horário: 16h
Duração: 1h30
Aberta à participação do público

Links de transmissão:

? YouTube: https://bit.ly/LiveDoCimi2YT  

? Facebook: https://bit.ly/LiveDoCimi2FB

Share this:
Tags: