08/08/2020

Dom Pedro Casaldáliga, seu corpo descansa, mas você, homem Santo, estará sempre conosco!

Dom Pedro ajudou a construir caminhos de solidariedade com desapego, distanciando-se das vaidades do poder. Ele preferia acreditar na Terra Sem Males, no Bem Viver, num outro mundo possível

Charge de Carlos Latuff

Charge de Carlos Latuff

Por Francisco Eduardo Holanda e Roberto Antonio Liebgott, do Cimi

O que dizer ou escrever que Dom Pedro já não tenha dito, escrito ou feito pela causa dos oprimidos, pelo Reino de Deus aqui na terra? Nada do que se diga ou que venha a ser escrito vai expressar ou alcançar a profundidade da vida perseverante no amor desse homem simples e pleno de fé e de uma intensa sabedoria, compromissada com o amor ao outro, desde o mais próximo, daquela ou daquele que estavam em sua Prelazia de São Félix do Araguaia, até os mais longínquos habitantes da Pachamama, da Latino América, da Ameríndia.

Ele acreditava na libertação dos oprimidos. Sua vida se fazia pelos pobres da terra, os camponeses, os despossuídos, os quilombolas e os povos indígenas. Estes eram sua inspiração e com eles se comprometia radicalmente. Dizia-nos sempre, precisamos ser radicais na defesa dos pobres, na defesa da vida. E por eles empenhou-se no combate à tirania dos militares, à violência do latifúndio. Cobrou e denunciou os poderes estatais subservientes aos mercadores de lotes, da madeira, do garimpo, do trabalho escravo.

Dom Pedro nos ensinou que precisamos amar os pequenos da terra e “ser o que se é, falar o que se crê, crer no que se prega, viver o que se proclama até as últimas consequências”. Assim ele fez. Mesmo com seu corpo debilitado e cansado propagou a paz e a justiça. Cada palavra que saía de sua boca ou que era escrita num pedaço de papel exaltava a fé inabalável no Reino, a crença no protagonismo dos pobres, o compromisso com a justiça e a fidelidade ao Evangelho do Amor.

Ele ajudou a construir caminhos de solidariedade com desapego, distanciando-se das vaidades do poder, dos palácios, dos tronos e das riquezas. Ele preferia acreditar na Terra Sem Males, no Bem Viver, num outro mundo possível.

Em tempos tão sombrios, seu legado fica para mostrar que jamais devemos desistir das causas da justiça, da paz e do amor. Fora de seu corpo frágil, agora no Reino de Deus, seu espírito intercederá por nós. Será ainda mais forte na defesa das causas em que acreditava.

Dom Pedro, Santo de Deus, sempre presente!

Share this:
Tags: